
O governo da Guiné-Bissau autorizou a retoma de voos regionais e internacionais em duas datas diferentes, 26 de julho em curso e 01 de agosto próximo, respetivamente.
A decisão saiu da reunião do Conselho de Ministros desta quinta-feira, 23 de julho de 2020, o qual deliberou que vai propor ao chefe de Estado, Umaro Sissoco Embaló, o prolongamento do estado de emergência por mais trinta dias, reforçar a campanha de sensibilização nos órgãos de comunicação social junto das populações e garantir que continuem a observar, com rigor, e sem baixar a guarda, as medidas determinadas pelas autoridades sanitárias e pelo Alto Comissariado para a Covid-19.
Na sequência das novas estratégias de combate à pandemia, o executivo anunciou que irá reforçar o controlo da circulação de viaturas interurbanas, no âmbito das cercas sanitárias em vigor, para evitar a propagação da Covid-19 de uma região para outra.
Outro desafio do governo tem a ver com a execução, com maior rigor, das medidas de proibição de trasladação de restos mortais, quer do exterior para a Guiné-Bissau, quer de Bissau para o interior do país.
O plenário governamental aprovou, com alterações, o projeto do decreto do IV˚ recenseamento geral da população e habitação e protelou, depois de ter sido apresentado, a discussão da proposta de lei sobre as Parcerias Público-Privadas (PPP).
No capítulo das deliberações, o Conselhos de Ministros aprovou as propostas de condecoração de três embaixadores em fim da missão no país, nomeadamente, os embaixadores extraordinários e plenipotenciários da República Popular da China, da República da Indonésia, e da República Federativa da Nigéria.
Por: Filomeno Sambú
Muito obrigado
Muito obrigado pela informação.