O Governo da Guiné-Bissau doou esta segunda-feira, 8, seis mil e 500 contos (75 mil dólares) a Cabo Verde para apoiar os deslocados da ilha do Fogo. Esta doação entregue pelo chefe da diplomacia guineense, Mário Lopes da Rosa, ao Primeiro-ministro, José Maria Neves, é vista como um grande gesto das autoridades da Guiné que, apesar das dificuldades em reorganizar o país após várias convulsões, partilham o pouco que tem com o povo irmão de Cabo Verde.Guiné-Bissau partilha o pouco que tem com o povo irmão de Cabo Verde
“A ajuda, a amizade, a solidariedade da Guiné-Bissau para com o povo de Cabo Verde são significativas, tendo em conta as relações que existem entre os dois países. É um apoio que reputamos de extraordinário principalmente porque a Guiné Bissau passa por um momento de transição e enfrenta grandes dificuldades económicas e sociais. É um gesto que nos toca, nos sensibiliza muito e demonstra todo o carinho do Governo e do Povo de Guiné-Bissau para com Cabo Verde”, declarou José Maria Neves.
Mário Lopes da Rosa esteve em Cabo Verde por um período de 24 horas a mando do Chefe do Governo da Guiné-Bissau, Domingos Simões Pereira, reiterou que o seu país não podia ficar indiferente a esta situação de crise por que passam os irmãos cabo-verdianos, principalmente porque partilham uma relação secular de história e de amizade.
Ainda durante o encontro entre Mário da Rosa e José Maria Neves foram também analisadas as relações entre os dois países e foi igualmente acordada para finais de Janeiro uma visita do Primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Domingos Simões Pereira, a Cabo Verde.
Fonte: ASemana (Cabo Verde)
Na vida sempre é assim porque é Deus que faz ele é único que pode ultrapassar cabo verde é o nosso irmão temos que ajudar e não só entre outros países que isso pode acontecer. Mas do outro lado o povo cabo verdeano não considera o povo guineense que somos irmãos, que somos um povo da mesma nação e ate o estado cabo-verdeano não nos considere