O porta-voz do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), João Bernardo Vieira, revelou que o ex-primeiro-ministro, Aristides Gomes, que se encontra refugiado nas instalações do Gabinete Integrados das Nações Unidas para a Consolidação da Paz na Guiné-Bissau (UNIOGBIS), está “gravemente doente” e que precisa de evacuação para tratamento médico.
O político fez esta revelação numa entrevista exclusiva ao jornal O Democrata, para falar da situação do partido e das especulações sobre a sua pretensão à liderança do PAIGC e esclarecer a sua ausência, nos últimos tempos, em eventos e comunicações oficiais do partido.
A entrevista será publicada na edição impressa desta semana.
Questionado sobre o estado de saúde de Aristides Gomes, João Bernardo Vieira respondeu que o ex-PM não está em condições humanas e que o PAIGC estaria a diligenciar para tirá-lo daquela situação.
“Penso que é importante criar as condições para que o ex-primeiro-ministro retome o conforto da sua casa com a tranquilidade e segurança necessárias”, assegurou o político para de seguida afirmar que a democracia guineense fica mais fraca quando se tenta demonizar permanentemente os adversários políticos.
“Dizer que Aristides Gomes é um demónio, isso não é verdade. Eu sou contra a demonização absoluta porque não ajuda a construir um clima de convivência política são. Penso que o adversário político deve ser respeitado e não humilhado. A humilhação conduz a revolta e sentimentos de vingança e com vingança nenhum país pode erguer-se”, enfatizou.
Por: Assana Sambú
Foto: A.S
Aristides tem de ir responder perante a justiça, pois já foi notificado…
Se ele não está bem de saúde, que trate aqui nada de evacuação para exterior…
Anos no djiro dja bo.
Ke el ista duente só dipus de i tchomado na tribunal,kkk. E misti fugintil do justiça mas kila numca e cana consigui…
Aristides Sam kenkrem kaba i tene boca si esta duente ikabo kuna bom contanu…
É bom que Deus tenha misericórdia de nós para que possamos saber o que é amor devemo-nos saber amar uns aos outros sem ver as segundas intenções, todos nós não somos permanentes é bom saber que hoje pôde ser sua amanhã pode ser minha
porque traficante droga Sissoco Umaro Embalo nâo vai responder.
a justiça com salario de 100,000 UDS
os ladroes de arroz do povo não ha justiça para eles? ñão sei no este ciclo vinte um ate agora a guine Bissau tem ingunonte?
o projecto de Quatro aviâons de mil milhãons de dollar este E
o homem que os guineenses apoian?
És i vingança di droga, ku panhadu dus bias.
Eu desejo rápidas melhoras,mais acima de tudo queremos à Justiça.
Que trate nos hospitais da guine como um cidadao.
Primeiro qual e’ o diagnostico dele que justifica ser evacuado para o estrangeiro?
O mesmo que levou o Autopresidente a frança
Há casos com mais urgências no país que devem ser evacuados…
Aristides Gomes é mais bom para ser um falisimento você é um Diabo na Guiné Bissau você não ajudou o povo da Guiné Bissau como um premeiro ministro da Guiné Bissau agora você vai responder perante a justiça e depôs ir para casa muito rica da Guiné Bissau prisão prisão. Totis na gaiola.