
A alta comissária para a covid-19, Magda Robalo Silva, anunciou hoje, 07 de setembro de 2020, que registou-se um aumento de 30 novos casos positivos, 101 recuperados e 01 óbito por Covid durante a semana (de 31 agosto a 05 deste mês), totalizando 2.275 casos na Guiné-Bissau, dos quais 1.327 recuperados, 39 óbitos por Covid e 903 são considerados ativos.
As estatísticas foram atualizadas durante a conferência de imprensa de apresentação do boletim semanal da situação epidemiológica do novo coronavírus na Guiné-Bissau. Magda Robalo revelou que foram analisadas 1204 novas amostras, das quais 30 resultaram positivo, 1.174 testaram negativo e 107 reapreciadas.
Aos jornalistas, Robalo afirmou que sua instituição recomendou ao governo o levantamento do estado de emergência para o de calamidade, mas com a continuidade das medidas restritivas à mobilidade de cidadãos e, entre outras atividades, a aglomeração de pessoas porque o país encontra-se ainda na zona de perigo. Contudo, alertou que se a situação eventualmente tornar-se descontrolada AC pedirá ao governo que acione fortes medidas restritivas.
A Alta Comissária exortou a sociedade a seguir as recomendações das autoridades competentes, porque o vírus do coronavírus ainda continua em ativo no seio das pessoas e pode disparar, se as medidas de prevenção não forem seguidas.
“O nosso sistema de saúde é débil, não teremos condições de receber muitas pessoas e dar assistência rápida. Convém que todos se cuidem e evitem aglomeração e continuem a seguir todas as instruções do alto comissariado”, realçou.
Magda Robalo informou que iniciou uma formação integrada de agentes de saúde em todo o território nacional para se nutrir de informações claras com habilidades na resposta à problemática da Covid-19.
De acordo com o boletim epidemiológico semanal apresentado esta segunda-feira, 07 de agosto, das 11 regiões sanitárias, apenas a região sanitária dos Bijagós continua sem casos. Ainda os dados indicam que a região sanitária de Bissau conta com um total de mil e novecentos e oitenta (1980) casos, dos quais 1187 estão recuperados, 28 óbitos por COVID19 e 759 ativos. A região sanitária de Biombo tem 130 casos, 88 recuperados, 07 óbitos e 35 ativos. A região de Cacheu conta com 42 casos, 25 estão recuperados e 17 ativos.
A região sanitária de Bafatá tem 52 casos, dos quais 12 recuperados, quatro óbito e 36 ativos. Oio conta com 20 casos, dos quais 09 recuperados e 11 ativos. A região de Quinara 36 casos positivos, dos quais 2 recuperados e 34 ativos. A região de Tombali com 08 casos, 1 recuperado e 7ativos. A região sanitária de Gabú conta com 03 casos, 02 recuperados e um ativo e a região sanitária de Farim tem 3casos, dos quais 1 recuperado e 2 ativos.
As estatísticas indicam ainda que a infeção atingiu mais os homens com uma taxa de 59% e o género feminino com 41%.
Por: Djamila da Silva/ Epifânia Mendonça
Foto: D. S