
A segunda vice-Presidente do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), Maria Odete Costa Semedo, afirmou esta quarta-feira, 09 de setembro de 2020 que, com o pronunciamento final do Supremo Tribunal de Justiça (STJ) sobre o contencioso eleitoral, o PAIGC passará a reconhecer Úmaro Sissoco Embaló como Presidente da República da Guiné-Bissau.
Para Odete Semedo, o PAIGC é um partido que pauta pela legalidade e respeita as leis, e lembrou que o presidente do partido e a direção superior haviam prometido respeitar os resultados, assim que o Supremo Tribunal de Justiça, na veste do Tribunal Constitucional, se pronunciasse sobre o contencioso eleitoral.
Maria Odete Costa Semedo falava aos jornalistas à saída de um encontro com Presidente da República, Úmaro Sissoco Embaló, no qual abordaram assuntos ligados à governação e à política no país.
Ao analisar a decisão do STJ, Odete Semedo disse que se o Supremo Tribunal sabia que seria esta a decisão então para que foi toda a demora, sublinhando que podiam ter tomado essa decisão desde o primeiro momento em que o PAIGC interpôs o recurso.
“Levaram tanto tempo e foram muitas as penalizações para o povo guineense e para, no fim, fazerem uma volta de 720 graus. Fizeram quatro voltas para sair do (círculo), de um ponto, dar a volta e chegar a um acórdão que nos diz que não valia a pena termos perdido muito tempo”, sublinhou.
Questionado se o PAIGC reconhece agora o atual governo liderado por Nuno Gomes Nabian, Maria Odete Costa Semedo revelou que falaram com o chefe de Estado sobre este assunto, e que iriam reportar à direção superior dos libertadores a discussão sobre essa matéria, prometendo que, no momento oportuno, o partido tomará providências devidas para depois informar o Chefe de Estado a decisão.
“Acabamos de sair da audiência convocada pelo Presidente da República para termos uma conversa sobre a governação e alguns aspetos da política guineense. Nós recebemos tudo aquilo que consideramos uma mensagem dele e vamos levar essa mensagem à direção do partido para ser discutida e tirar ilações e, posteriormente retornaremos ao Chefe de Estado” informou.
Por: Aguinaldo Ampa
Foto: ALIU CANDE