O Ministro da Presidência do Conselho de Ministros e dos Assuntos Parlamentares, Mamadu Serifo Jaquité garantiu esta quinta-feira 01 de outubro de 2020, que o governo liderado por Nuno Gomes Nabian está engajado em levar o clima de entendimento e a medida das suas possibilidades, a implementação de toda a legislação em matéria laboral.
Mamadu Serifo Jaquité falava à imprensa após a reunião do conselho de ministros presidida pelo Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló, realizado no Palácio do Governo em Bissau.
Na ocasião, Mamadu Serifo Jaquité disse que em decorrência da reunião do conselho de ministros, devido a paz social e laboral que tem vigorado entre as centrais sindicais e o governo, o primeiro-ministro convidou os responsáveis sindicais no sentido de participarem no conselho de ministros para expor as suas preocupações.
O governante informou que após os responsáveis dascentrais sindicais espelharem as suas preocupações que se consubstanciam em dois aspetos essenciais, protagonizados pelos próprios membros do governo, nomeadamente a crescente pletora de efetivos na Administração Pública e a situação dos estagiários com longos anos de serviço sem enquadramento legal, o executivo comprometeu-se em cumprir as normas, na medida das suas possibilidades.
No capítulo de informações gerais, Serifo Jaquité diz que o coletivo governamental apreciou profundamente todos os compromissos assumidos pelo executivo com as centrais sindicais nomeadamente, o memorando de entendimento assinado no passado, assim como a adenda assinada pelo atual governo, da qual tomou devida nota no sentido do cumprimento de tudo quanto é engajamento do executivo.
“Queremos apelar todas as classes trabalhadoras da Guiné-Bissau para que, de mãos juntas com governo, tentarmos levar esse país numa acalmia total para que possamos pensar e deixar cada qual assumir as suas responsabilidades, a classe trabalhadora deve assumir os seus deveres e os governantes assumirem as suas responsabilidades no cumprimento de deveres sociais com todos os funcionários”, sublinhou.
Ainda nessa reunião do conselho de ministros, a ministra dos Negócios Estrangeiros, da Cooperação Internacional e das Comunidades, apresentou um conjunto de etapas que,doravante, devem ser observadas no processo de assinatura e retificação de atos internacionais.
Também durante a reunião, Chefe de Estado anunciou àplenária do conselho de ministros o falecimento do senhor Samba Lamine Mané, combatente da liberdade da pátria e várias vezes membro do governo, tendo-se observado um minuto de silencio e de reconhecimento em sua memória. O funeral terá honras de Estado.
Por: Aguinaldo Ampa
Foto: A.A