O presidente cessante, Quecuto Indjai que se recandidatou a sua própria sucessão e Cipriano Có, que se candidata pela segunda vez consecutiva, disputam a liderança da Federação de Andebol da Guiné-Bissau (FAGB) na VI Assembleia Geral agendada para o próximo dia 24 de Outubro (sábado) do ano em curso.
Segundo a explicação ao O Democrata do presidente da Mesa de Assembleia Geral, Eugénio de Oliveira Lopes, o presidente cessante, Quecuto Indjai entregou na quinta-feira passada (08 de outubro) a sua recandidatura à liderança do órgão.
Informou que para além do atual presidente que se recandidata a sua própria sucessão, Cipriano Có também entregou a sua candidatura junto da Assembleia Geral na última sexta-feira, que foi o último dia da receção das candidaturas.
Entre os dias 12 a 15 do mês curso, a Mesa da Assembleia Geral, que tem competência para dirigir todo o processo eleitoral, segundo os estatutos, vai avaliar e publicar a lista preliminar de candidaturas. Em caso de reprovação de uma das candidaturas, o candidato pode entrar com uma reclamação no dia 16 de outubro, segundo o cronograma do processo eleitoral a que o Democrata teve acesso.
Numa entrevista concedida ao jornal O Democrata, o presidente cessante da FAGB e candidato a segundo mandato prometeu continuar a massificar a prática da modalidade como também a trabalhar na fortificação e legalização das equipas filiadas naquela organização que gere o andebol na Guiné-Bissau.
“Vamos continuar com a mesma dinâmica do primeiro mandato, que passa essencialmente pela massificação da modalidade de andebol, fortificando equipas, assessorando equipas para poderem ser legalizadas, porque as nossas equipas, associações e membros, a maioria deles não tem uma personalidade jurídica e uma estrutura sólida, por isso, vamos dar atenção a estes aspetos no próximo mandato”, explicou Indjai.
No plano competitivo, Indjai revelou que vai continuar a alargar a prática da modalidade a nível do território nacional, através do campeonato nacional e continuar a participar nos certames internacionais de Andebol.
Além do plano desportivo, Indjai pretende também criar condições no sentido de ter nos próximos quatro anos uma direção sólida e bem organizada administrativamente.
Em caso da validação das candidaturas pela Mesa da Assembleia Geral, Indjai vai disputar à liderança da FAGB com Cipriano Có, que volta concorrer ao cargo. Em 2014 candidatou-se, mas foi derrotado.
Passados seis anos, Có diz que voltou a candidatar-se à presidência da FAGB, porque tem condições de ajudar e dar o seu melhor para uma mudança de atitudes para o bem de Andebol no país nos próximos 4 anos, caso seja eleito no dia 24 de outubro.
Em declarações aos jornalistas, após a entrega da sua candidatura na sede do Comitê Olímpico em Bissau, onde funciona provisoriamente a sede da FAGB, Có prometeu dignificar a instituição dotando-a de instalações próprias , deixando assim de funcionar dentro de uma “pasta”.
“A minha aposta, caso eu seja eleito, em primeiro lugar é dignificar a FAGB, porque o organismo não pode continuar a funcionar dentro de uma pasta, a federação deve dispor de uma instalação própria. Em segundo lugar, prometo estabelecer cooperação a nível nacional e internacional para atrair investidores no sentido de patrocinarem a modalidade. Essas serão as nossas apostas”, explicou.
Cipriano Có, que lidera a lista “Alternativa e Inclusiva”, com projetos de Renovação, assegurou que o seu projeto vai estruturar as competições de Andebol em todo o território nacional, começando com a criação de uma seleção nacional coesa e melhorar a participação da seleção a nível da sub-região.
No próximo dia 24 de outubro (sábado) cerca de 28 membros da FAGB, entre delegados, regionais, clubes e associações filiais, vão participar na VI Reunião da Assembleia Geral eletiva, que vai decorrer na Casa dos Direitos em Bissau, onde funciona a sede da Liga Guineense dos Direitos Humanos (LGDH).
O processo eleitoral terá início por voltas das 09h00 e termina às 12h00. A votação será por escrutínio direto e secreto. Considera-se eleita a lista que obtiver o maior número de votos expressamente válidos.
Os membros dos órgãos da FAGB são eleitos pela Assembleia Geral em sessão ordinária, especialmente convocada em cada fim do ciclo olímpico ou mandato, na data designada pela Mesa da Assembleia Geral.
Por: Alison Cabral
Foto: AC