EMPRESÁRIO PEDE UNIÃO A VOLTA DA NOVA LIDERANÇA DA FEDERAÇÃO DE FUTEBOL DA GUINÉ-BISSAU

O empresário de Futebol, Eusébio Mango Fernandes, pediu às figuras ligadas ao futebol a unirem-se a volta da nova liderança da Federação de Futebol da Guiné-Bissau (FFGB), de forma a evitar erros do passado e trabalhar para o bem do futebol nacional. 

O empresário que representa vários jogadores da Guiné-Bissau na Europa, entre os quais, Joelson Fernandes, do Sporting Clube de Portugal, falava numa entrevista ao Jornal O Democrata e Mídia CAP-GB, no último sábado, 17 de outubro, em Bissau, na qual abordou vários assuntos da atualidade futebolística nacional, com destaque para os jovens futebolistas guineenses na Europa.

Radicado em Portugal, Eusébio Mango Fernandes, mostrou-se “bastante satisfeito” com a escolha de Carlos Mendes Teixeira “Caíto”, para assumir a presidência da FFGB nos próximos quatro anos, substituindo no cargo Manuel de Nascimento Lopes “Manelinho”.

Conhecido como um dos críticos da gestão do órgão nos últimos anos, Mango Fernandes mostrou-se confiante que Caíto Teixeira vai fazer algo diferente, porque é uma pessoa muito ligada ao futebol há vários anos.

“Eu era um dos críticos da federação pela forma como o futebol estava a ser conduzido, tanto a nível interno bem como externo, mas agora tenho grande esperança em como vai fazer melhor, porque é um homem de futebol, é um homem que gosta de futebol” disse.

Fernandes apelou aos guineenses, com destaque para as figuras ligadas ao futebol, a unirem-se a volta do novo presidente do organismo que dirige o futebol do país, no sentido de evitar os erros do passado.

Realçou a escolha do novo presidente, mas Mango Fernandes instou os membros do executivo do organismo no sentido de transformarem a FFGB numa instituição mais profissional, tal como funcionam os órgãos similares  de outros países, nomeadamente da Europa.

“Hoje em dia, não podemos ter amadores na FFGB, se quisermos elevar o nível de futebol, porque qualquer projeto para ter rentabilidade e tirar maior proveito, devemos dedicarmo-nos bastante para atingir os objetivos preconizados”, sublinhou Fernandes.

Na mesma entrevista o empresário guineense mostrou a sua abertura total para colaborar com os novos órgãos sociais do órgão em prol de desenvolvimento do futebol nacional.

Mango Fernandes é uma das várias personalidades ligadas ao futebol que estiveram presentes na semana passada na cerimônia de posse do novo presidente da FFGB. 

Na cerimónia que decorreu num dos hotéis de Bissau, Teixeira prometeu “trabalho, empenho, transparência e dedicação” para mudar o paradigma do futebol nacional.

Durante 4 anos, Teixeira vai ser acompanhado por 4 vice-presidentes, nomeadamente Celestino Gonçalves, Hussein Farath, Adilé Sebastião, Bonifácio Malam Sanhá e Mama Saliu Baldé. Além dos vice-presidentes, o presidente conta ainda 5 vogais: Fortunato Cardoso, Serifo Só, Bacar Camará, Leopoldina Ross Dayves e Fernando Gomes.

“TENHO CERTEZA QUE NANÚ VAI DAR TUDO PARA SINGRAR NO PORTO”

Na longa entrevista, o empresário guineense, falou da transferência do futebolista guineense, Nanú, para o FC Porto para a presente temporada, em Portugal.

Eusébio Mango Fernandes, que é empresário do jogador, não tem dúvida de que Nanú tem “qualidade para singrar” no clube orientado por Sérgio Conceição.

“Nanú é um homem de trabalho. É exemplo de uma pessoa que tem objetivo de atingir o patamar mais alto na carreira como jogador. Gosta de enfrentar os desafios pela frente, extremamente humilde e hoje chegou ao FC Porto pelo mérito do trabalho, porque trabalhou muito nos últimos anos para chegar onde chegou”, vincou Eusébio Mango Fernandes.

Mango Fernandes sustentou ainda que a qualidade e o talento que o futebolista da Guiné-Bissau apresenta, o FC Porto será mais uma etapa para Nanú “mostrar o seu potencial como jogador” e vai corresponder às exigências do treinador azul e branco.

O empresário com  residência fixa em Portugal, mostra-se confiante que Nanú vai fazer boa passagem nos atuais campeões nacionais em Portugal, durante os anos que vai vestir a camisola do FC Porto.

O defesa direito, que começou no modesto Taboeira, de Aveiro, passando depois por Beira-Mar, Gafanha da Nazaré, Gil Vicente e o Marítimo, antes do grande salto para o FC Porto, onde vai disputar o lugar ao seu compatriota guineense, Wilson Manafá, embora sejam jogadores polivalentes.

Confrontado com a situação da disputa do lugar pelos dois jogadores, Mango Fernandes escusou-se a comentar o assunto, devido à ligação com ambos jogadores guineenses.

Segundo explicação de Fernandes, tanto Nanú bem como Manafá são jogadores com muita qualidade.

O jogador de 26 anos representou o Marítimo desde 2015/16. Na última época, Nanú impôs-se em definitivo na equipa insular, tendo disputado 35 jogos e apontado dois golos.

De acordo com informações divulgadas pelo FC Porto, o lateral/extremo chegou do Marítimo por uma verba abaixo dos 4 milhões e assinou até 2025. 

De resto, o internacional guineense esteve em destaque no último encontro entre os insulares e os dragões, tendo marcado um golaço.

Após os compromissos da seleção da Guiné-Bissau no passado dia 08 e 11 de outubro em Portugal, no âmbito de preparação para a dupla jornada de qualificação para o Campeonato Africano das Nações a realizar-se nos Camarões, em 2022, Nanú estreou-se com a camisola do novo clube frente ao Sporting, no último sábado no estádio José Alvalade em Lisboa.

Por: Alison Cabral

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *