O antigo jogador do FC Porto, Ivanildo Soares Cassama, foi esta terça-feira, 20 de outubro de 2020, nomeado para exercer as funções “Team Manager da seleção de futebol A da Guiné-Bissau.
A informação consta na deliberação do Comité Executivo da Federação de Futebol do país (FFGB) a que o Jornal O Democrata teve acesso, a qual informa que o antigo jogador da seleção nacional vai substituir no cargo Crodonilson Borges da Silva, que foi também jogador na seleção.
Além de Soares Cassama, a nova direção do órgão liderado por Carlos Mendes Teixeira “Caíto”, nomeou Almane Samori Moreira para exercer as funções do diretor Executivo da seleção A do país.
O Comité Executivo do organismo justifica a decisão tendo em conta a necessidade premente de colocar à disposição do selecionador nacional, Baciro Candé, uma estrutura organizacional e desportiva competente e eficiente com propósitos de obter melhores ganhos desportivos e por conseguinte elevar a performance da seleção em termos de visibilidade e resultados desportivos.
Os novos responsáveis da estrutura próxima da equipa técnica da seleção nacional, fizeram carreira como futebolistas na Europa, nomeadamente em Portugal.
Ivanildo Soares Cassama, que terminou a carreira em 2016, fez carreira quase no FC Porto, depois teve passagens no UD. Leiria, Gil Vicente, Portimonense, Acadêmica de Coimbra e Olhanense.
Almame Samori Moreira fez a formação de jogador no Sacavenense e no Boavista, depois seguiu para Gondomar, posteriormente para Gil Vicente por empréstimo. Dois anos depois voltou para o Boavista e em 2001 fez aventura fora de Portugal.
Samori Moreira teve passagem por clubes como: Stardard Liége, Dynamo Moscovo, Partizan, DalianAerbin, FK Vojvodina e Salamanca. Ainda antes de terminar a carreira, Moreira jogou no CD Aves e Atlético CP em Portugal.
No Atlético CP, além do jogador Moreira também foi diretor Desportivo, num plantel onde estavam 4 futebolistas internacionais guineenses, nomeadamente Jonas Mendes, Emilio da Silva, Bacar Baldé e João Mário.
De recordar que a nova direção da FFGB liderado por Caíto Teixeira assumiu oficialmente a tutela do órgão na semana, sucedendo no cargo Manuel de Nascimento Lopes “Manelinho”, que esteve à frente do órgão 8 anos.
A Guiné-Bissau, que integra o grupo I de qualificação para o CAN, perdeu, em novembro de 2019, por 3-0 na visita ao Congo, na segunda jornada.
No próximo mês, novembro, a turma nacional defronta na terceira jornada o Senegal, que lidera o grupo com seis pontos.
Por: Alison Cabral
A nomeação é bem-vinda. O importante é trabalhar em prol do desenvolvimento do futebol no país, em partilhar levar Djurtus para um patamar mais alto/competições internacional.