O Conselho de Ministros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) decidiu esta quarta-feira, 09 de dezembro de 2020, a recondução, para o biénio 2021/2022, do diretor executivo do Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP), o guineense Incanha Intumbo.
Os ministros dos Negócios Estrangeiros da CPLP reunidos em Conselho, por videoconferência, aprovaram igualmente os orçamentos do Secretário Executivo da CPLP e do IILP, este último que tem a sua sede em Praia, capital de Cabo Verde.
A vigésima quinta (XXV) reunião aprovou igualmente os projectos de resolução sobre a cooperação na CPLP, em situações de emergência e sobre acordo e a concessão da categoria de Observador Consultivo da CPLP.
Recorde-se que o nome do investigador e linguista guineense, Prof. Incanha Intumbo, foi aprovado para dirigir o IILP, a 25 de setembro de 2018, durante um encontro de representantes da CPLP, em Nova Iorque, Estados Unidos de América, à margem da reunião da Assembleia Geral das Nações Unidas.
Por: Assana Sambú
O DEMOCRATA/INFORPRESS