UE ABERTA PARA AJUDAR NA PROMOÇÃO DO POTENCIAL DO FUTEBOL DA GUINÉ-BISSAU

A embaixadora da União Europeia na Guiné-Bissau (UE), a portuguesa, Sónia Neto, reafirmou esta quarta-feira, 09 de dezembro de 2020, em Bissau, a sua convicção sobre o “potencial de futebol guineense” e mostrou a abertura dos países europeus para ajudar no “desenvolvimento e promoção dos valores nacionais”.

“Associo-me às palavras do presidente da FIFA, Gianni Infantino, e reafirmo a minha convicção acerca do potencial de futebol da Guiné-Bissau. Asseguro-vos igualmente que as portas da Delegação da UE estarão sempre abertas para discutir o futebol guineense, o seu desenvolvimento, a sua promoção e os seus valores”.

Na sua mensagem, à margem do encontro com a delegação da FFGB, na sede da delegação da UE em Bissau, Neto revelou que os países europeus estão unidos pela ambição de promover valores e princípios universais comuns, tais como, a não “discriminação, a não violência, o antirracismo, a tolerância, a diversidade cultural, a solidariedade e a igualdade de gênero”.

Na qualidade de madrinha da Seleção Nacional, a embaixadora disse acreditar que, os “Djurtus” podem promover e ajudar a levar por diante a “Agenda para o Desenvolvimento Sustentável de 2030”. 

“Aproveito esta oportunidade para lançar um desafio a cada jogador da seleção nacional a vestir a camisola das cores nacionais, porque um dos objetivos de desenvolvimento sustentável da Agenda 2030 é promover ativamente o desporto no campo e fora dele”, acrescentou Sónia Neto.

Em reação, o presidente da FFGB, Carlos Mendes Teixeira “Caíto”, expressou o seu sentimento que cada cidadão guineense, onde quer que se encontre, sinta a Seleção Nacional como algo que lhe pertence de forma intrínseca, algo que faz parte do seu ser.

“É nesta ótica que a nova direção da FFGB, a que tenho a honra de liderar, pretende trabalhar com todos os seus parceiros nacionais e internacionais para a promoção do futebol nacional, como fator de unidade nacional, da paz e do próprio desenvolvimento do nosso país”, 

Caíto Teixeira disse acreditar que o encontro com a delegação da União Europeia vai marcar o ponto de viragem do futebol nacional nos próximos anos. 

A cerimónia contou com as presenças do Embaixador de Espanha, Marcos Rodrigues Cantero, do Consul de Portugal, José Costa, do selecionador de sub-20 da Guiné-Bissau, Emiliano Té, a seleção feminina sénior e toda equipa da delegação da UE no país.

A passagem da quarta jornada do Grupo I da fase de qualificação para o CAN, a Guiné-Bissau figura na terceira posição com 3 pontos, numa altura em que faltam apenas duas jornadas para terminar a fase de qualificação. O grupo é liderado pelo Senegal com 12 pontos, com o apuramento já garantido, seguido do Congo com 7 pontos e no último lugar está Essuatíni com apenas 1 ponto.


Por: Alison Cabral

Foto: A.C

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *