Os deputados da nação aprovaram esta terça-feira, 15 de dezembro de 2020, o orçamento da Assembleia Nacional Popular, no valor de 5 mil milhões e 150 milhões de franco CFA, por 81 deputados a favor, 2 abstenções e zero contra, no universo de 83 parlamentares que estiveram na sessão. A aprovação acontece depois de uma análise e esclarecimentos do Presidente do Conselho de Administração do hemiciclo.
Segundo as explicações do presidente do Conselho de Administração da Assembleia Nacional Popular, Amizade Fará Mendes, a proposta do orçamento da ANP era de 5.9 biliões de francos CFA, mas o ministério das finanças pediu à ANP que reduzisse o valor para 5.1 biliões, tendo em conta a situação financeira do país.
O orçamento aprovado engloba todos os departamentos que fazem parte da ANP, nomeadamente: a Comissão Nacional de Eleições (CNE), a Inspeção Geral contra a Corrupção, o Conselho Nacional de Comunicação Social, entre outras instituições sob tutela da ANP.
Momentos antes de votação, o presidente da Assembleia Nacional Popular, Cipriano Cassamá, permitiu aos deputados que dessem pareceres sobre o orçamento. Alguns entenderam que o orçamento inicial deveria ter vigorado e ser aplicado pelo governo para que o parlamento pudesse fazer o seu trabalho cabalmente.
Por: Aguinaldo Ampa