LGDH CONDENA INCIDENTES QUE VITIMOU MORTALMENTE QUATRO PESSOAS EM NHACRA

A Liga Guineense dos  Direitoa Humanos (LGDH) condena “com firmeza” o incidente que resultou na morte de quatro pessoas, na sequência de conflito de posse de terra entre as tabancas de Yungum e da Sume, no setor de Nhacra.

A posição da LGDH foi tornada pública, esta quarta feira, 30 de dezembro de 2020, na sua página oficial no Facebook, na qual a organização exige a identificação e consequente responsabilização criminal de todos os implicados no sucedido.


“Devido aos recorrentes atos de violência intercomunitárias naquela zona norte do país”, a Liga exorta ao governo, no sentido de adotar medidas “urgentes e adequadas” com vista a proteção dos cidadãos e respectivos patrimónios.
Para a LGDH a “violência gratuita” sobre a posse da terra continua a matar no país.


Lê-se que as células de alerta precoce da LGDH registaram um incidente grave no setor de Nhacra que resultou em 4 mortos, no dia 29 de Dezembro de 2020, na sequência de um conflito de natureza fundiária que opõem os populares das aldeias de Yungum e da Sume e que degenerou em atos de “violência gratuita”.


Para além das perdas de vidas humanas, a organização avança que o referido conflito provocou dezenas de feridos graves e incêndio de duas habitações locais.

Para a organização defensora dos direitos humanos no país, esse incidente vem juntar ao outro caso que aconteceu em Maio do ano em curso, entre as aldeias de Cufongo e Bijimita, tendo resultado na morte de uma pessoa, cujos autores continuam impunes.

A LGDH sublinha que “o disfuncionamento” do sistema judiciário associado ao “ciclo vicioso de impunidade” que se regista no país, são os principais fatores que incentivam esses atos de justiça privada consubstanciando numa afronta à paz e ordem pública.



Por: Tiago Seide

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *