Figura da semana: BEDOPASSA VENCE MEDALHA DE OURO NO TORNEIO DE FRANCOFONIA EM ABIDJAN

[SEMANA 53_2020] O atleta guineense, Bedopassa Buassat Djonde, foi o grande vencedor do torneio de luta livre da Francofonia “Campo da Francófona” – Côte D’Ivoire 2020, na categoria de 86 kg e recebeu a medalha de Ouro. O torneio realizado em Abidjan, capital da Costa de Marfim, decorreu de 21 a 28 de dezembro de 2020.

A iniciativa é da União das Federações Francófonas de Luta e contou com o apoio da Federação Ivoiriense de Luta e o Comité Olímpico daquele país francófono da África Ocidental. O novo rei da luta livre guineense iniciou o seu percurso nos concursos tradicionais de luta na sua aldeia natal, Binar, também a nível do setor (Bissorã). Muito cedo ganhou a fama de grande lutador, tanto em Binar como a nível da própria Região de Oio.

BIOGRAFIAw

Bedopassa Buassat Djonde nasceu a 20 de setembro de 1992, em Binar, setor de Bissorã, Região de Oio. O atleta de luta llivr começou a sentir paixão pela luta aos 12 anos de idade. Revelou qualidades no Festival de Luta Livre que decorreu na cidade de Bafatá, em 2014. A partir dessa data, o seu nome consta na Federação da Luta guineense. 

A primeira competição internacional em que o jovem lutador participou foi em Alexandria (Egipto), no campeonato africano de luta livre. Participou igualmente no torneio de luta livre da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), no Níger. Depois da sua participação no torneiro da CEDEAO, Bedopassa Buassat Djonde contraiu, no seu primeiro combate, uma lesão na coxa direita.

Ganhou a medalha de Bronze no campeonato de classificação para os Jogos Olímpicos que decorreu em Argel (Argélia). Depois da desclassificação do lutador egípcio, que venceu o campeonato, a medalha de Ouro foi entregue ao lutador que ficou na segunda posição e a prata foi para o jovem lutador guineense, Bedopassa. Foi assim que o jovem lutador de Binar conseguiu classificar-se para as olimpíadas de Rio’2016. Bedopassa aguarda agora a sua segunda participação num campeonato africano da modalidade a realizar-se de 25 a 30, em Marrocos.


Por: Assana Sambú

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *