O governo da Guiné-Bissau suspendeu as aulas a nível do Setor Autónomo Bissau (SAB), por um período de trinta dias, em todos os níveis de escolaridade, no quadro da prevenção da nova vaga de coronavírus. O executivo anulou também a realização da festa do Carnaval 2021 em toda a extensão do território nacional, não obstante a sua dimensão de maior manifestação cultural da Guiné-Bissau.
Em relação à suspensão das aulas a nível do Setor Autónomo Bissau, o executivo de Nuno Gomes Nabian não especificou o início da suspensão das aulas, mas deixa entender que é uma questão que será clarificada no decreto.
A decisão saiu da reunião do Conselho de Ministros desta sexta-feira, 22 de janeiro de 2021, na qual o plenário governamental apela às forças vivas da nação e à população em geral no sentido de observarem, com rigor, as medidas propostas pelo Alto Comissariado para a Covid-19, que serão anunciadas pelo governo e elencadas no decreto a instruir o estado de calamidade nos próximos tempos, no quadro do combate à Covid-19.
No capítulo das deliberações, o Conselho de Ministros aprova, com alterações, o Projeto do Decreto relativo ao estado de calamidade.
Por: Filomeno Sambú