A Alta Comissária de luta contra Covid-19 (AC), Magda Robalo Silva, informou nesta segunda-feira, 25 de janeiro de 2021, que, durante a semana de 18 a 24 deste mês, foram registados 23 novos casos de coronavírus e quinze recuperados, o que faz subir de 2510 para 2.533 casos acumulados, dos quais 2,420 recuperados, 45 óbitos causados por covid-19, 06 óbitos de pessoas com Covid-19 e 62 ativos.
Os dados foram avançados esta segunda-feira durante a atualização da evolução semanal de casos da Covid-19 no país. De acordo com a Alta Comissária, foram analisadas na semana passada 1.576 novas amostras, na qual 23 resultaram positivo e 1.553 testaram negativo.
Foram também reapreciadas catorze (14) amostras. De acordo com o boletim divulgado, o Setor Autónomo Bissau conta com 2.159 casos acumulados, dos quais 2.069 recuperados, 29 óbitos por COVID- 19, 04 óbitos com Covid-19 e 57 casos ativos.
Na região sanitária de Biombo os números mantêm-se em 143 casos acumulados, 132 recuperados, 08 óbitos por Covid-19, 02 com Covid-19 e um ativo. A região sanitária de Bafatá registrou 62 casos da Covid-19, dos quais estão recuperados 55, 07 óbitos e sem nenhum caso ativo. Mantêm-se também os dados da região de Cacheu com 48 casos acumulados, dos quais 47 recuperados e um óbito.
Quínara também tem 40 casos acumulados e todos recuperados. A região sanitária de Oio regista 29 casos, dos quais 28 considerados recuperados e um ativo. Na região sanitária de Farim, os números mantêm-se em 22 casos, todos recuperados. Em Gabú os dados subiram de 17 casos para 20, tendo 17 recuperados e três ativos.
A região de Tombali tem 09 casos acumulados, todos recuperados. A região sanitária de Bolama registrou apenas um caso que também é considerado recuperado. A região dos bijagós continua sem registar nenhum caso de coronavírus. No país, o número de coronavírus continua a ser mais alta no sexo masculino com 61 por cento do que no sexo feminino que tem 39 por cento.
Alta Comissária para Covid, Magda Robalo Silva, explicou que recomendaram à suspensão das aulas nas escolas a nível de Bissau para melhor controlar o eventual nível de transmissão, devido aos casos verificado em algumas escolas privadas de Bissau e arredores.
Ainda sobre transmissão da doença em lugares públicos, Magda Robalo disse que relativamente aos transportes públicos, a sua instituição não recomendou à redução das lotações neste recente estado de calamidade decretado, porque “se forem cumpridas as recomendações essencialmente o uso das máscaras, o nível de transmissão nos carros reduzir-se-á”.
As autoridades sanitárias revelaram que o país já entrou em rotura de oxigénio, devido a sua pouca produção no país contra o seu consumo. Magda exortou, por isso, o uso correto das máscaras nos espaços públicos e nos cultos.
O Presidente da República, Umaro Sissoco Embalo, decretou o estado de calamidade até 23 de fevereiro, no qual mantêm-se as medidas como o uso obrigatório de máscaras, a apresentação de certificado de teste de base molecular negativo nas entradas, proibidas práticas desportivas coletivas, manifestação e realização de eventos sociais que impliquem aglomeração das pessoas.
“Também foi proibido o funcionamento das instituições de ensino privado e público do Sector Autónomo Bissau”, assinalou.
Por: Epifânia Mendonça
Foto: E.M