O antigo primeiro-ministro, Manuel Saturnino da Costa morreu esta quarta-feira, 10 de março de 2021, em Bissau aos 79 anos, vítima de doença, informou uma fonte familiar ao semanário O Democrata. Manuel Saturnino da Costa nasceu em 1942.
Saturnino foi destacado combatente da liberdade da pátria e também político que desempenhou vários funções no aparelho de Estado com destaque ao cargo do primeiro-ministro da Guiné-Bissau de 26 de outubro de 1994 a 6 de junho de 1997. Em 1977 esteve no Ministério de Relações Exteriores como embaixador em Cuba e na URSS. Durante a presidência do João Bernardo Vieira, que chegou ao poder em 1980, através de um golpe de estado, tornou-se Secretário-geral do Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC).
Após a vitória do PAIGC nas eleições legislativas de 1994, Manuel Saturnino da Costa foi nomeado então secretário-geral do PAIGC, como primeiro-ministro a 25 de outubro de 1994 no qual formou um governo a 18 de novembro que era quase inteiramente composto por membros do PAIGC, embora um posto fosse dado ao Movimento Bafatá. Saturnino da Costa, entretanto, não conseguiria cumprir o seu mandato, visto que seria demitido pelo presidente em junho de 1997, após ser responsabilizado pela grave crise económica de que passava no país.
Nas eleições legislativas de novembro de 2008, o PAIGC conquistou a maioria de 67 dos 102 assentos na Assembleia Nacional Popular e Saturnino da Costa foi eleito deputado do PAIGC no primeiro distrito eleitoral, Catio e ilha de Komo. Depois das eleições, foi nomeado Ministro da Presidência do Conselho de Ministros a 07 de janeiro de 2009. Saturnino da Costa concorreu às primárias como candidato do PAIGC para as eleições presidenciais de junho de 2009, mas na votação de 25 de abril, o Comité Central do PAIGC escolheu Malam Bacai Sanhá como candidato do partido.
Foi demitido da função do Ministro da Presidência do Conselho de Ministros a 26 de outubro de 2009.
Por: Aguinaldo Ampa