BETO DISPENSADO E FALHA A ESTREIA PELA SELEÇÃO DA GUINÉ-BISSAU

O avançado guineense, Norberto Gomes Betuncal “Beto”, foi dado como inapto fisicamente e dispensado da seleção de futebol da Guiné-Bissau, que vai disputar o duplo embate de qualificação para a Taça das Nações Africanas (CAN 2022) frente às seleções de Essuatíni (Sualizândia) e a do Congo Brazzaville, disse hoje a O Democrata uma fonte da seleção nacional.

“Devido a problemas físicos foi dispensado pela estrutura técnica da seleção nacional, por isso não marcou presença no local da concentração da turma nacional no Senegal para os jogos com a Essuatíni e o Congo”, explicou fonte bem próxima do mister Baciro Candé.

O jogador do Portimonense da primeira liga portuguesa de futebol tinha sido convocado pela primeira vez por Baciro Candé, mas não estava a  cem por cento e vai aproveitar o tempo de paragem da Liga para recuperar, estando a efetuar tratamento em Portimão, Portugal, de acordo com o Jornal Abola.

Segundo a mesma fonte contatada pelo jornal O Democrata, além de Beto, o selecionador nacional não vai poder contar com mais dois atletas, nomeadamente: Carlos Abna, do Alcorcón da Espanha, e Juary Soares, de Créteil-Lusitanos.

“Carlos Abna não compareceu ao local de concentração, porque o seu clube entendeu que o jogador recebeu de forma tardia a notificação da sua convocatória. Em relação ao Juary, a situação tem a ver com a demora em chegar à concentração da seleção, uma vez que a sua equipa jogou ontem à noite em França e a estrutura acha que chegaria atrasado”, contou a fonte.

O Democrata apurou que os três jogadores não serão substituídos na lista dos convocados. A lista inicial dos habituais 23 jogadores tinha sofrido várias alterações, devido à decisão dos clubes das ligas profissionais francesas que não aceitaram dispensar os jogadores internacionais que tivessem jogos de seleções fora da União Europeia e do Espaço Económico Europeu, agora em março.

A posição dos clubes profissionais franceses coloca problemas à FFGB, já que Mama Baldé, Morreto Cassamá, Alexandre Mendy, Joseph Mendy e Opa Sangante, todos eles a jogarem em França, tinham sido convocados por Baciro Candé.

Os dois últimos jogos de qualificação da seleção guineense de futebol para o CAN, com Essuatíni e Congo Brazzaville, estão agendados para os dias 26 e 30 de março corrente, respetivamente.

Por: Alison Cabral

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *