
O Sporting Clube da Guiné-Bissau (SCGB) recebeu e goleou a equipa dos Portos de Bissau por 4 a 0, no jogo inaugural do Campeonato Nacional da Primeira Divisão da época desportiva 2020-2021, no Estádio Lino Correia em Bissau.
Numa partida disputada esta sexta-feira, 9 de abril de 2021, sem grandes exibições entre as duas equipas, a turma leonina esteve melhor colocada e aproveitou as oportunidades que teve para marcar quatro golos.
Azevedo da Silva abriu o marcador aos 15 minutos e ampliou o resultado aos 36 minutos, dando vantagem ao marcador de Sporting no término da primeira parte do jogo.
Já na segunda parte, a equipa dos estivadores dos Portos de Bissau dominou os primeiros 15 minutos, mas não conseguiu criar perigo junto à baliza adversária, embora esteja em alguns momentos perto de marcar. Aos 78 minutos do desafio, o Sporting chegou ao terceiro golo por intermédio de Denis Djedju.
O jovem jogador leonino aproveitou um erro do capitão dos Portos de Bissau para fazer o golo, depois da assistência do médio defensivo e capitão da equipa, Quadé.
Quando tudo parecia que o encontro ia terminar em 3 a 0, Sporting marcou o quarto golo aos 94 minutos por intermédio de Sidney, depois de uma arrancada na esquerda.
No final da partida o treinador do Sporting, Pedro Dias, parabenizou os seus jogadores.

“Sporting está com muita força porque tem qualidade, se continuar a respeitar os adversários e a não cometer erros do passado acho que vai continuar a ganhar os jogos” disse.
Na sua curta declaração à imprensa, Dias afirmou que o Sporting vai ganhar o campeonato nacional.
Visivelmente desapontado com a derrota, o treinador dos Portos de Bissau, Califa Cassamá, lamentou a exibição da sua equipa.

“Estamos na primeira fase do campeonato é normal esta derrota, porque os jogadores ainda não conseguiram assimilar as ideias do treinador. Prometo que vamos corrigir os erros cometidos hoje”, declarou.
Embora reconheça a derrota, Cassamá criticou a atuação da equipa da arbitragem.
A partida ficou marcada com a expulsão do jogador dos Portos de Bissau, Zidane, e do treinador adjunto do clube, Aguibo, nas instâncias finais do jogo.
Zidane foi expulso por ter agredido seu adversário, ao passo que o técnico foi expulso por dirigir palavras a equipa da arbitragem.
O Campeonato Nacional está a ser disputado em duas séries: A e B.
A Federação decidiu adotar essa estratégia, na sequência do atraso no início da competição.
Sporting e Portos de Bissau estão integrados no Grupo A, juntamente com Sonaco, Bafatá, Balantas de Mansoa e Cuntum. Na série B, estão as equipas de Flamengo de Pefine, UDIB, Benfica, Bissorã, Pelundo e Cantchungo.
A jornada prosegue amanhã, sábado, 10 de abril, domingo e segunda-feira, segundo o calendário consultado pelo Jornal O Democrata.
Depois da suspensão das competições de futebol no país, há um ano, devido à pandemia de novo coronavírus (covid-19), o campeonato foi retomado a nível nacional com a realização dos jogos da Taça da Guiné da época desportiva 2020-2021 a de abril.
Por: Alison Cabral