
O Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló, sob proposta do Primeiro-ministro, nomeou no final do sábado, 24 de abril 2021, através do decreto presidencial n°29/2021, novos membros do governo liderado por Nuno Gomes Nabiam, entre os quais, 9 novos ministros e uma nova Secretária de Estado.
O decreto foi antecedido por um outro com o n°28/2021, que define a orgânica do governo constituído por 20 ministérios e 11 Secretarias de Estado. O executivo de Nabiam, passa a contar agora com quatro novos ministros de Estado, entre os quais: Suzi Carla Barbosa, Ministra de Estado, dos Negócios Estrangeiros, Cooperação Internacional e das Comunidades;
Orlando Mendes Viegas, Ministro de Estado, dos Recursos Naturais e Energia; Botche Candé,Ministro de Estado, do Interior e da Ordem Pública e Marciano Silva Barbeiro, Ministro de Estado, da Agricultura e Desenvolvimento Rural.
As mudanças, segundo o Decreto 27/2021 das Exonerações e Decreto n°29/2021 das nomeações, são as seguintes:
Jorge Malú (Ministro dos Recursos Naturais) deu lugar a Orlando Vieigas, ambos do mesmo partido (PRS).
Jorge Mandinga (Ministros dos Transportes e Comunicações) foi substituído por Augusto Gomes que ocupava a pasta de Secretaria de Estado da Cooperação Internacional. Ambos do mesmo partido (APU-PDGB) ;
Abel da Silva (Ministro de Agricultura e Desenvolvimento Rural) foi substituído por Marciano Silva Barbeiro. Ambos dirigentes do MADEM-G15.
António Artur Sanhá (Ministro do Comércio e Indústria), substituído por Tcherno Djaló. Ambos do PRS.
Arcenio Abdulai Jibrilo Baldé (Ministro da Educação Nacional e Ensino Superior), substituído por Cirilo Mamasaliu Djaló, do Partido da Nova Democracia (PND).
António Deuna (Ministro da Saúde Pública) foi substituído pelo cirurgião, Dionísio Cumba que dirigia o Instituto Nacional da Saúde (INASA) e coordenava o Centro de Operações de Emergências em Saúde (COES). Dionísio Cumba é do Partido da Renovação Social (PRS).
Maria Celina Tavares (Ministra da Função Pública, Trabalho, Emprego e Segurança Social), de APU-PDGB, substituída por Tumane Baldé, atual membro da Direção do Alto Comissariado para a Covid-19, dirigente do PRS.
Dara Yourgan da Fonseca Ramos (Secretária de Estado das Comunidades), substituída por Salumé Santos Allouche, ambas do MADEM-G15;
Nhima Sissé (Secretária de Estado do Turismo e Artesanato), deu lugar a Fernando Vaz, agora Ministro do Turismo e Artesanato e Porta-voz do Governo;
Conco Turé (Secretário de Estado da Comunicação Social), deu lugar a Fernando Mendonça (Ministro da Comunicação Social) que ocupava a pasta de Ministério da Justiça, que passa ser ocupado por Iaia Djaló, líder do PND.
Falta nomear o titular da pasta de Secretaria de Estado da Cooperação Internacional.
Confira as notasos decretos:
Por: Redação