O Presidente da República de São Tomé e Príncipe afirmou que a sua visita à Guiné-Bissau tem estado a correr de forma satisfatória e que o acolhimento está a ser “amigável” e disse esperar que o país continue a progredir nessa senda de desenvolvimento para o bem-estar do povo guineense.
O Presidente são-tomense fez essa observação à saída do encontro, no Palácio do Governo, com o primeiro- ministro, Nuno Gomes Nabian. Evaristo Carvalho enfatizou que os dois primeiros dias da sua visita à Guiné-Bissau têm corrido de forma satisfatória e que teve um acolhimento “amigável”.
Por seu lado, o primeiro-ministro, Nuno Gomes Nabian, mostrou-se satisfeito com a visita do chefe de Estado são-tomense e que vai permitir ainda fortalecer mais as relações de cooperação entre os dois Estados, sobretudo com os acordos assinados em vários domínios.
Para a Ministra de Estado dos Negócios Estrangeiros, da Comunidade e Cooperação, Suzi Carla Barbosa, a visita do Presidente Evaristo “é um sinal de que o país está numa nova fase e que apesar da situação da pandemia, continua aberto ao mundo”.
“A Guiné-Bissau volta a estar na esfera internacional e é sinal de que este governo está a trabalhar para o benefício da população”, sublinhou e frisou que a Guiné-Bissau está a retomar as relações com outros países de diferentes comunidades e muito ativa em termos da sua política externa, que é mudar a condição de vida da população guineense, garantindo maior mobilidade, de acordo com o plano de mobilidade da Comunidade dos Países da Língua Portuguesa a ser adotado em Luanda (Angola) no próximo mês de julho deste ano.
Por: Epifânia Mendonça