O Comité Sindical de Base da Empresa de Eletricidade e Águas da Guiné-Bissau (EAGB) suspendeu a paralisação de três dias iniciada esta quarta-feira, 9 de junho de 2021, em Bissau, graças a um entendimento chegado com o patronato.
O anúncio da suspensão da paralisação foi tornado público pelo Presidente do Comité Sindical da EAGB, Mário Carlos Banca, depois da assinatura do memorando de entendimento com o governo, através dos Ministros da Energia, Orlando Mendes Veigas, e o das Finanças, João Alage Mamadu Fadia.
No documento, segundo Mário Banca, o executivo comprometeu-se, num prazo de uma semana, pagar o Fundo Social e 20 meses de salários em atraso aos funcionários da EAGB, também implementar o reajuste salarial.
Em conversa telefónica, Mário Banca considerou “satisfatório” o acordo, apelando aos funcionários da EAGB, sobretudo os que trabalham no período noturno a retomarem as suas atividades laborais.
Banca disse que o sindicato já criou uma comissão de seguimento e de acompanhamento de cumprimento dos pontos acordados no memorando.
Por: Tiago Seide