
O campeonato da primeira divisão da Guiné-Bissau “Guinesliga” promete ser renhido até ao fim, especialmente entre vários clubes que lutam pela manutenção nas duas séries, que ainda a tentam salvarem-se.
A duas jornadas do final, as equipas em aflição têm ainda algo em jogo por que lutar.
A prova dividida em duas séries, das quais o Sporting Clube da Guiné-Bissau e o Sport Bissau e Benfica foram os vencedores respetivamente, oito clubes estão envolvidos na luta para manterem-se na “Guinesliga”.
Trata-se do FC Sonaco e do Grupo Desportivo Recreativo de Gabú, ambos da série A, a União Desportiva Internacional de Bissau (UDIB), atual campeão nacional, o FC de Pelundo, o FC de Canchungo, o Atlético de Bissorã, o Flamengo de Pefine e o Nuno Tristão FC Bula, todos da série B.
Na última jornada, a décima segunda, os Portos de Bissau conseguiram garantir a permanência após vitória frente ao Gabú por duas bolas sem resposta no estádio Lino Correia.
Com o triunfo, os estivadores asseguraram a permanência e somaram 13 pontos, enquanto a equipa de leste continua na cauda da tabela classificativa da Série A, com apenas 2 pontos e muito aflita na zona de despromoção, Gabú vai aguardar o desfecho do jogo entre o Sporting de Bafatá e o FC Sonaco, adiado devido ao mau tempo na semana passada.
Em caso da vitória de Sonaco, Gabú fica automaticamente despromovida para a segunda divisão na próxima época desportiva, 2021-2022. a militar-se na divisão inferior. Por isso, o clube do leste está obrigado a vencer os dois últimos jogos e torcer pela derrota do Sonaco.
Em relação à série B, apenas o Benfica conseguiu garantir a permanência, os restantes 6 clubes estão a lutar pela permanência. No último fim-de-semana o FC Pelundo visitou a cidade de Canchungo e venceu a equipa local por 1 a 0.
Com o resultado, Pelundo soma 12 pontos na tabela classificativa e Canchungo mantém-se com 15 pontos atrás do líder Benfica que também venceu no Lino Correia a UDIB por 1-0 e aumentou o conforto na liderança com 24 pontos.
Enquanto isso, o Flamengo de Pefine recebeu e venceu no seu reduto o NT FC Bula por 4 a 0, no jogo de encerramento da jornada disputado no estádio Lino Correia, mantendo assim o sonho de garantir a permanência na prova organizada pela Federação de Futebol do país.
Esta vitória coloca Pefine no sexto posto na tabela classificativa da sua série com 11 pontos, os mesmos do Atlético Clube de Bissorã e menos um que o Pelundo, os seus adversários diretos e contra quem disputará as últimas duas cartadas do campeonato.
O Atlético Clube de Bissorã e o FC Cuntum cumpriram a folga esta jornada, embora Cuntum tivesse garantido a permanência na “Guinesliga”.
Faltam duas jornadas para o término da fase de grupos do campeonato. O Benfica e o Sporting garantiram lugar no final que decidirá o novo campeão nacional da Guiné-Bissau. A “Guinesliga” decorreu esta época num formato diferente dos anteriores.
A direção técnica da Federação de Futebol (FFGB) adotou esse formato de modo a permitir que a prova tenha lugar esta época, uma vez que a época passada foi invalidada por causa das medidas de segurança sanitária de prevençãocontra a infeção por coronavírus, que provoca a covid-19.
Confira os resultados da última jornada e a tabela classificativa a duas jornadas do fim do campeonato:
Série A
Sporting 2 – Mansoa 0
Portos de Bissau 2 – Gabú 0
A partida entre Bafatá e FC Sonaco foi adiada.
Série B
Benfica 1 – UDIB 0
Canhungo 0 – Pelundo 1
Pefine 4 – Bula 0.
Classificação:
Serie A
Sporting : 30 pontos,
Bafata : 18 pontos,
Mansoa : 17 pontos,
Cuntum : 13 pontos,
Portos de Bissau : 13 pontos,
Sonaco : 7 pontos,
Gabú : 2 pontos.
Série B
Benfica : 24 pontos,
Canchungo : 15 pontos,
UDIB : 13 pontos,
Pelundo : 12 pontos,
Bissorá : 11 pontos,
Pefine : 11 pontos,
Bula : 9 pontos.
Por: Alison Cabral