A Federação de Futebol da Guiné-Bissau (FFGB), vai colocar relvado sintético e iluminação nos Estádios Saco Vaz em Canchungo e Rocha em Bafatá, ambos no interior da Guiné-Bissau, anunciou o Vogal e Coordenador de Estudos e Projetos da Federação, Serifo Só.
“São projetos bem encaminhados e acho que se tudo correr muito bem logo depois da época das chuvas vamos dar início aos trabalhos de colocação de relva sintética. Estamos na fase de conclusão do plano a nível do financiador”.
Só falava à imprensa desportiva nacional esta sexta-feira, 2 de Julho de 2021, no aeroporto internacional Osvaldo Vieira, em Bissau, após a receção dos holofotes e seus acessórios adquiridos pela FFGB em Portugal, para reforçar a iluminação do Estádio Lino Correia em Bissau.
Ladeado por dois membros do comité executivo do órgão, incluindo o presidente da FFGC, Carlos Mendes Teixeira, o vogal revelou que para além do projeto de colocação do relvado sintético em Canchungo e Bafatá, a FFGB projeta materializar o projeto de terraplanagem dos estádios de Flamengo de Pefine e Ajuda Sport Clube.
O Vogal e coordenador de Estudos e Projetos da FFGB precisou que as obras terão início em outubro do ano em curso, mas ainda não foi lançado o concurso para a sua execução. Questionado sobre a proveniência de fundos, Só respondeu que é a FIFA quem vai financiar o projeto no quadro de desenvolvimento da modalidade no país.
Em relação aos holofotes que chegaram hoje a Bissau para reforçar a iluminação no Lino Correia, Só disse que na época desportiva, 2021-2022, os guineenses, os adeptos de futebol em particular vão começar a assistir os jogos à noite, adiantando que a iniciativa será extensiva ao interior da Guiné-Bissau.
Segundo apurou a secção desportiva do Jornal O Democrata, a final do campeonato nacional da primeira divisão, “Guinesliga” entre Sporting Clube da Guiné-Bissau e Sport Bissau e Benfica será disputado no dia 10 de julho por volta de 19h.
De recordar que desde o mandato de José Medina Lobato, que a FFGB prometeu instalar relvado sintético no Estádio de Canchungo, na região de Cacheu, mas nunca o projeto foi concluído, apesar das obras terem sido iniciadas várias vezes.
Em novembro de 2020, a FFGB anunciou que a FIFA vai desbloquear mais de 7 milhões de dólares para a criação de infraestruturas futebolísticas no país.
Na altura o órgão disse que pretende aplicar a verba na construção de até cinco campos com relvado sintético, requalificação do estádio Lino Correia e melhoria de várias infraestruturas desportivas no interior do país.
Por: Alison Cabral
Foto: AC