
O jovem promessa futebolista da Guiné-Bissau, Umaro Candé, foi distinguido com Dragão de Ouro de Atleta Jovem do Ano 2021 do FC Porto, um legado iniciado em 1985, já sob a presidência de Pinto da Costa. Considerado um dos juvenis mais promissores a atuar em Portugal, Candé, de apenas 16 anos, tem prometido muita coisa com a camisola do FC Porto na presente temporada em Portugal.
Apesar da sua tenra idade, o extremo guineense é um futebolista moderno, daqueles que, sendo destro, gosta de arrancar pelo flanco esquerdo. Quando recebe a bola tudo pode acontecer: fintas, assistências, saídas com bola e fazer golos. No mês passado, o jornal AS utilizou a sua rubrica ‘Ojo Clínico’ para deixar rasgados elogios a Umaro Candé, que esteve em destaque na vitória (2-1) dos Sub-19 do FC Porto, diante do Atlético Madrid, na jornada inaugural da Youth League, uma competição da UEFA para jovens futebolistas.
Depois de brilhar nos Sub-15 e nos Sub-17 portistas, Umaro Candé foi integrado no plantel de Sub-19 e em junho deste ano assinou o primeiro contrato profissional, prolongando o vínculo que o liga ao clube até 2024. Os galardoados deste ano receberão o prémio Dragões de Ouro numa cerimónia marcada para o próximo dia 21 de Outubro de 2021.
BIOGRAFIA
Umaro Candé nasceu no dia 28 de dezembro de 2004 em Bissau. Muito cedo começou a jogar futebol com amigos e desde logo começou a chamar atenção das diferentes academias de futebol que trabalham com miúdos. Rapidamente chegou à Academia Fidjus di Bideras em Bissau, uma estrutura lançada para preparar os jovens futebolistas no país, antes da sua inserção no futebol europeu.
Devido ao seu talento, o jovem extremo chegou a Portugal em 2017. Antes passou pelo Benfica, mas na temporada 2017/18 já era Dragão. No escalão sub-15 do emblema azul e branco marcou 19 golos em 38 jogos. Em 2019/20, já nos sub-17, somou 10 golos em 17 jogos. Tem uma velocidade estonteante com a bola nos pés, mas concilia isso com uma capacidade rara para alternar entre correr com a bola ou fazer a bola correr.
Um talento já com contrato profissional, agora premiado no Dragão e já de olhos na equipa B. Tem apenas 16 anos.
Por: Alison Cabral