Maria da Conceição Évora: “GOVERNO PRETENDE ENQUADRAR AS PESSOAS COM ALBINISMO NO APARELHO DO ESTADO”

A Ministra do Ministério da Mulher, Família e Solidariedade Social, Maria da Conceição Évora, anunciou que o governo pretende enquadrar pessoas com albinismo nos departamentos governamentais. 

Conceição Évora falava à imprensa, na abertura do workshop  que visa ajudar na proteção das pessoas com o albinismo nas áreas da saúde, educação e sociocultural num ambiente inclusivo, na qual lembrou que o encontro visa despertar a consciência dos guineenses para uma política pública inclusiva que visa atenuar as desigualdades e os seus efeitos na relação entre indivíduos e o Estado.

“O albinismo faz parte de uma falha genética que pode ser seguida com tratamentos recomendados. Por isso, as pessoas com albinismo merecem uma atenção especial do Estado, da família e da sociedade em geral e devem ser protegidas e promovidas”, sublinhou.

Edimilson da Costa Blute, em representação do UNFPA, sublinhou que se deve trabalhar para criar as condições necessárias para que as pessoas com albinismo tenham acesso à saúde, à educação, à igualdade e que haja oportunidades para todos sem descriminação.

Informou ainda que a UNFPA pretende contribuir no processo de capacitação de pessoas com o albinismo e ajudar para que os direitos das mulheres, meninas e grupos vulneráveis sejam respeitados.

O presidente da Associação das pessoas com o Albinismo, Braima Darame, disse que os seus associados enfrentam muitas dificuldades, sobretudo no acesso à educação, aliada à falta de materiais escolares, de cremes e óculos de proteção solar.

Por: Noemi Nhanguan

Foto: N.N

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *