
A Comissão Política Nacional do Partido da Renovação Social (PRS) agendou esta quarta-feira, 10 de novembro de 2021, o seu VI° Congresso Ordinário para 16 a 19 de dezembro do ano em curso, no ilhéu de Gardete, setor de Prábis, região de Biombo, arredores de capital Bissau.
A data foi aprovada com votos de 118 membros da Comissão Política Nacional. A Comissão política dos renovadores é constituída por 189 membros.
A reunião magna dos renovadores tinha sido agendada para 16 a 19 do mês de setembro passado, mas acabou por ser adiada devido ao estado de calamidade decretado pelo governo, na sequência do aumento de número de óbitos por coronavírus e de casos da nova infeção de Covid-19.
O congresso agendado para dezembro tem como o lema “O legado político de Dr. Koumba Yalá face aos desafios do desenvolvimento” e contará com 901 delegados provenientes de diferentes regiões do país e da diáspora.
Importa referir que neste congresso apresentam-se para a liderança do partido 13 pretendentes, nomeadamente: o Presidente cessante, Alberto Nambeia, o Secretário-Geral cessante, Florentino Mendes Pereira, o atual ministro das Pescas, Mário Fambé, Artur Sanhá, Augusto Poquena, Certório Biote, Dionísio Cabi, Domingos Quadé, Ibraima Sori Djaló, que foi último a entregar a candidatura, Aladje Sonco, Francisco Brandão Pereira, Ribana N’keck e Francisco Fernando Yalá.
Para o cargo do Secretário-geral do partido, contam-se até ao momento duas candidaturas, nomeadamente, a de Lucas Na Sanhá e de Anselmo Mendes.
Por: Assana Sambú