Diretor da ENDA SANTÉ: “PROBLEMÁTICA DO VIH/SIDA CONTINUA A SER UM GRANDE DESAFIO NA GUINÉ-BISSAU”

O Diretor Nacional da ONG Enda Tiers Monde, Mamadu Aliu Djaló, afirmou esta sexta-feira, 10 de dezembro de 2021, que a problemática de VIH/SIDA continua a ser “um grande desafio” no país, porque “com a Covid-19, a resposta nacional do controlo da epidemia foi abalada como também a de outras doenças”.

Mamadu Aliu Djaló falava no lançamento do projeto IMPULSE, no qual frisou que o projeto vem consolidar os ganhos dos avanços registados desde 2018, com a implementação de três fases do projeto na Guiné-Bissau.

Mamadu Aliu Djaló sublinhou que querem demonstrar que é necessário reforçar a resposta nacional, enquanto atores que trabalham no domínio do VIH/SIDA, apontando que a epidemia continua a ser um desafio na Guiné-Bissau, razão pela qual diz esperar que o projeto FEVE IMPULSE contribua no controlo de VIH/SIDA.

“Infelizmente, com a pandemia do novo coronavírus a resposta nacional foi abalada não só na Guiné-Bissau como também nos outros países, não só em relação ao VIH/SIDA, como também as outras doenças foram abaladas”, afirmou, para de seguida indicar que a covid-19 provocou um retrocesso em algumas atividades e o abrandamento na “aceleração”, podendo retardar a resposta e os resultados que se pretendem alcançar em 2030.

Por sua vez, a Secretária Executiva do Secretariado Nacional de Luta contra Sida, Fatumata Djarai Djaló, agradeceu à organização Enda Santé pela iniciativa de implementar um projeto que irá dar apoio “incomensurável” na luta contra a sida, considerando que é uma mais-valia para complementar o serviço público e na realização dos seus objetivos.

O projeto FEVE, para além do tema central do VIH/SIDA, aborda questões de saúde relacionadas com a saúde sexual reprodutiva, a tuberculose e o uso de drogas. O projeto complementa o serviço público que apoia na realização dos seus objetivos.

Por: Carolina Djemé

Fotos: C.D

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *