CAN 2021: FIDEL GOMES LAMENTA AUSÊNCIA DE ÁRBITROS GUINEENSES NA COMPETIÇÃO

O presidente do Conselho de Arbitragem (CA) da Federação de Futebol da Guiné-Bissau (FFGB), Fidel Gomes,  lamentou a ausência de árbitros guineenses no próximo Campeonato Africano das Nações em Futebol (CAN 2021), a realizar-se nos Camarões entre Janeiro e Fevereiro de 2022.

ʺLamento que esta situação tenha que ser assim, porque demonstra que os nossos profissionais  caíram do nível de performance, porque a nossa geração fez todas as competições e eu até fiz várias competições, incluindo a campanha para mundial e estou com muita mágoa quando estou a ver árbitros dos outros países nas competições internacionaisʺ, disse.     

O homem de apito nacional disse ter  conversado com o responsável de arbitragem da África Ocidental, zona 2, Malam Djedjú, uma pessoa que conhece muito bem, a quem transmitiu a intenção de ver dada oportunidade aos árbitros guineenses. Mas este lamentou que tenha faltado um capitão da equipa (árbitros centros) no setor de arbitragem guineense para permitir aos árbitros competirem nas competições como CAN.

Embora compreenda a observação do responsável da zona 2 de arbitragem, Fidel Gomes entende que dois árbitros nacionais, nomeadamente, Gilberto dos Santos e Firmino Bassafim merecem uma oportunidade, uma vez que são árbitros de elite.

ʺÉ de lamentar quando tem um árbitro de elite A, Gilberto dos Santos e elite B Firmino Bassafim, que não podem participar nas competições como CAN, porque a Guiné-Bissau não pode ter acesso aos jogosʺ, frisou.

“Malam Djedjú esteve na Guiné-Bissau e testou todos os árbitros e não digo que não tenham qualidade, mas ele sabe como faz sua avaliação aos árbitros para competições internacionaisʺ, disse.

Gomes falava na segunda-feira, 13 de dezembro de 2021,  à imprensa no final do encontro com os árbitros nacionais, na sede da FFGB, tendo em vista o início da época desportiva 2021-2022, que arranca no próximo sábado, 18 de dezembro em curso.

O antigo árbitro internacional transmitiu aos jornalistas desportivos que a instituição vai trabalhar na procura de novos talentos para o setor de arbitragem no sentido de mudar este paradigma.

ʺA estrutura da zona 2 prometeu ministrar uma formação dos árbitros de elite aos novos árbitros nacionais e vou deslocar-me à capital senegalesa, Dakar, para conversar ainda com os antigos árbitros para proporcionarem oportunidades aos nossos árbitros, salientou.

Em relação à nova época desportiva de futebol, Gomes mostrou-se confiante no bom trabalho dos homens da arbitragem nacional. Neste particular prometeu capacitar os árbitros e observadores para proceder a uma nova avaliação eficiente e eficaz, porque “houve alterações na lei de arbitragem”.

Segundo apurou o jornal O Democrata na presente época desportiva todos os jogos da primeira, segunda e terceira divisão vão ter observadores de árbitros.

A época desportiva iniciou com o jogo da Supertaça da Guiné, entre o campeão nacional e vencedor da taça da Guiné, Sporting Clube da Guiné-Bissau e Sport Bissau e Benfica, respetivamente. O jogo foi disputado no Estádio Lino Correia em Bissau.

A 33.ª edição da Taça das Nações Africanas estava marcada para 2021, mas acabou por ser adiada para 2022 – apesar de manter a designação CAN2021 – para não coincidir com a Copa América e o Euro 2020, que foram adiados devido à pandemia da Covid-19.

A competição vai decorrer entre 09 de janeiro e 06 de fevereiro de 2022, nos Camarões, 50 anos depois da última organização.

Por: Alison Cabral

Author: O DEMOCRATA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *