
O Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló, afirmou esta quinta-feira, 30 de dezembro de 2021′ que a Seleção nacional, os “Djurtus”, é um desígnio nacional e fator da união entre os guineenses.
“Quando a causa é a seleção nacional, ninguém quer saber quem é do MADEM G-15, do PRS ou as outras formações políticas.
Umaro Sissoco Embaló fez essa afirmação quando entregava a bandeira nacional aos “Djurtus”, no Palácio da República, no âmbito da participação da Guiné-Bissau no Campeonato Africano das Nações, CAN-2021 a realizar-se nos Camarões.
O Chefe de Estado pediu aos jogadores uma “representação condigna” da bandeira e hino nacional, ao mais alto nivel. Embaló aconselhou aos atletas que é preciso mostrar disciplina e ser exemplo, porque” é fundamental para qualquer nação”.
O Presidente da República sublinhou que perder faz parte do jogo, contudo todos querem ganhar.
“Estou confiante na vossa capacidade e no conjunto da seleção nacional”‘ enfatizou e prometeu estar nos Camarões, se os “Djurtus” apurarem aos quartos de finais do CAN, para assistir aos jogos.
“Foram criadas todas as condições à seleção nacional para participar na fase final do Campeonato Africano das Nações, incluindo a premiação, ao contrário da desinformação de que os Djurtus estão a mendigar. Só na Guiné-Bissau é que um carpinteiro fala da medicina e médico fala de futebol. Perdemos completamente o rumo, andamos completamente desnorteados na Guiné-Bissau”, lamentou.
Para o presidente da Federação de Futebol da Guiné-Bissau, Carlos Mendes Texeira “Caíto”, o objetivo nesta participação é passar a fase do grupo no CAN.
Teixeira pediu o engajamento do chefe de Estado à volta da seleção nacional, porque” a Federação quer mobilizar toda a nação guineense para apoiar os jogadores”.
Por seu lado, o Capitão da Seleção Nacional, Jonas Mendes, agradeceu à atenção do Presidente da República por tê-los recebido com honra.
Por: Aguinaldo Ampa
Foto: A.A