
A Federação de Futebol da Guiné-Bissau (FFGB) informou esta sexta-feira, 07 de janeiro de 2022, que o guarda-redes e capitão Jonas Mendes testou positivo à covid-19 nos Camarões e vai falhar o jogo da estreia da seleção nacional no dia 11 do mês em curso frente ao Sudão do Campeonato Africano das Nações (CAN2021).
A competição a realizar-se nos Camarões tem início marcado para este sábado. A informação foi divulgada na pagina oficial do Facebook do organismo, consultada pelo Jornal O Democrata.
“Os jogadores de futebol da Guiné-Bissau foram submetidos a testes rápidos de Covid-19 anteontem, quando a comitiva chegou ao aeroporto de Yaoundé, Capital dos Camarões. O guarda- redes, Jonas Mendes, testou, na altura, positivo e foi colocado no isolamento preventivo”, refere a FFGB.
O organismo explica que na sequência do teste inconclusivo do capitão da seleção nacional, Mendes foi submetido à novo a teste num laboratório especializado, confirmou em comunicado a positividade do atleta. Embora não tenha sintomas, Jonas vai ficar em isolamento durante 4 dias antes de fazer novo teste.
O caso do resultado positivo de Mendes acontece no dia que outro guarda -redes da seleção nacional, Maurice Gomis juntou-se aos restantes elementos dos Djurtus na cidade de Garoua, para preparar a participação nacional que se inicia no domingo proximo.
Resta saber qual dos dois guardiões nacionais substituirá Jonas Mendes na baliza, Manuel Baldé e Maurice Baldé.
O Campeonato das Nações Africanas arranca no domingo (09.01). Até 6 de fevereiro, 24 seleções tentarão escrever uma página de ouro na sua história! A Argélia é a detentora do título, conquistado em 2019.
Por: Alison Cabral