A seleção feminina de futebol da Guiné-Bissau não conseguiu alcançar o apuramento para a fase final do Campeonato Africano das Nações (CAN), prevista para 2 a 23 de julho próximo, em Marrocos.
Nos dois jogos frente a sua congénere de Burquina Faso de play-off de acesso à fase final da 4ª edição da competição, a seleção nacional feminina saiu derrotada e deixou cair por terra o sonho de marcar a sua presença em Marrocos.
Após a derrota por 6 a 0 em casa, no Estádio Nacional 24 de Setembro em Bissau, as pupilas de Romão dos Santos voltaram a perder no reduto emprestado da seleção adversária esta quarta-feira por 1 a 0.
Embora o apuramento parecesse impossível, uma vez que a seleção adversaria havia mostrado ser uma equipa mais experiente e com jogadoras mais rodadas nestas competições, a seleção nacional apresentou-se ontem diferente em relação ao primeiro jogo.
Segundo relatos da imprensa nacional, a equipa feminina nacional esteve em melhor nível em relação ao primeiro jogo. O jogo da segunda mão foi disputado em Benin, uma vez que recentemente houve Golpe de Estado no Burquina Faso.
A delegação da Guiné-Bissau foi chefiada pelo presidente da Federação de Futebol do país(FFGB), Carlos Mendes Teixeira “Caíto”, na companhia dos demais membros ligados ao futebol feminino nacional.
Para chegar a esta fase, a Guiné-Bissau afastou a seleção da Mauritânia com duas vitórias por mesmo resultado, uma bola a zero, na primeira mão, em Bissau, igualmente uma bola a zero na segunda mão, na Mauritânia.
A Guiné-Bissau é a única equipa lusófona que estava perto de chegar à fase final do CAN Feminino 2022 de futebol. As três outras nações – Angola, São Tomé e Príncipe e Moçambique – foram eliminadas na ronda anterior.
O CAN Feminino 2022 vai decorrer em Marrocos de 2 a 23 de Julho de 2022. Para além do país organizador, onze seleções apuradas juntar-se-ão ao evento.
Por: Alison Cabral