Covid-19: COREIA DO SUL OFERECE MAIS DE 200 MIL DOSES DE VACINAS ‘JOHNSON E JOHNSON’ À GUINÉ-BISSAU 

O governo da Coreia do Sul doou mais 200 mil doses de vacinas Johnson e Johnson à Guiné-Bissau, no âmbito da cooperação bilateral, através da iniciativa global COVAX, anunciou esta segunda-feira, 28 de fevereiro, o secretário do Alto Comissariado para o combate a Covid-19, Plácido Cardoso.

“O país recebeu mais de 200 mil doses da produtora Johnson e Johnson que vem no quadro do apoio da cooperação bilateral da Coreia do Sul, através do mecanismo COVAX que vai reforçar a disponibilidade de vacina na Guiné-Bissau para prosseguirmos as atividades de vacinação”, disse.

Plácido Cardoso falava à imprensa após apresentação do boletim informativo semanal da evolução da pandemia no país, durante a qual revelou que apesar dessas vacinas são destinadas para as pessoas adultas, o Alto Comissariado para a Covid-19 está a trabalhar num plano para começar a vacinar jovens da idade compreendida entre 12 e 17 anos.

Na ocasião, o médico anunciou que a instituição já começou a administrar as doses de reforço das três vacinas em uso no programa de vacinação contra a covid-19 na Guiné-Bissau. Neste sentido, Cardoso voltou a apelar aos cidadãos para aderirem à vacinação, como forma de proteger contra a covid-19.

O donativo do governo sul-coreano, que chegou na última sexta-feira a Bissau, visa impulsionar a vacinação em todo o país e contribuir para atingir o objetivo da vacinação na segunda fase do plano nacional de vacinação contra Covid-19.

Os últimos dados fornecidos pelas autoridades sanitárias referem que 49% da população alvo está completamente vacinada e que 75% têm pelo menos uma dose da vacina. A Guiné-Bissau pretende vacinar 683.921 pessoas, correspondente a 70% da população com idade igual ou superior a 18 anos.

Os dados semanais sobre a pandemia apresentados hoje, indicam que de 21 a 27 de fevereiro, o país registou mais 59 novos casos, um óbito e 25 recuperados.

Por: Alison Cabral

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *