Guines-Liga: CANCHUNGO VENCE PELUNDO E É LÍDER ISOLADO DO CAMPEONATO NACIONAL

O FC Canchungo assumiu a liderança do Campeonato de Futebol da primeira divisão no último fim de semana, após a vitória frente ao seu eterno rival, o FC Pelundo, ambos clubes da região de Cacheu no norte da Guiné-Bissau.

Na partida da 4.ª jornada da competição da época desportiva 2021-2022, o Canchungo deslocou a Pelundo e venceu a formação local por 2 a 1, beneficiando assim do empate do Sport Bissau e Benfica frente ao Sporting Clube da Guiné-Bissau no último sábado à noite no Estádio Correia.

Segundo relato da imprensa desportiva que esteve em Pelundo, antes do jogo entre as duas formações nortenhas, o novo presidente do FC Pelundo, Nino Kao tomou posse.

Com o triunfo, o  Canchungo passa a somar 10 pontos, isolando no comando da competição, seguido pelos dois rivais da capital Bissau, o Benfica e o Sporting, ambos com 8 pontos.

Os dois rivais se enfrentaram no último sábado em Bissau e saíram empatados a zero bolas, numa partida realizada à noite com muito público nas bancadas. Embora as águias tivessem ligeiro domínio, os leões reclamaram grande penalidade duas vezes, aos 32 e 35 minutos, mas a equipa de arbitragem teve outra leitura.

No final do jogo, o treinador do Benfica, João Natchigna lamentou a falha dos seus jogadores no capítulo de finalização. Por outro lado, o treinador do Sporting, Pedro Dias, transmitiu aos jornalistas que a sua equipa vai beneficiar dos três pontos na secretaria devido à utilização irregular do Benfica de um jogador.

Nos restantes jogos da quarta jornada, no leste do país, o Sporting local recebeu e venceu o Flamengo de Pefine por uma bola a zero. O Cacine recebeu no seu reduto o Sonaco e empataram a zero bolas. Na região de Oio, os Arados de Nhacra receberam no seu estádio o Binar e foram derrotados por uma bola a zero.

Ainda na região de Oio, norte da Guiné-Bissau, o Atlético de Bissorã venceu a União Desportiva de Bissau (UDIB) por 2 a 1, encerrando os jogos da quarta jornada realizados no sábado.

No encerramento da jornada no domingo, o FC Cuntum recebeu e derrotou por 3 a 1, a equipa de Cupilum, numa partida disputada no Estádio Lino Correia. A vitória permitiu os Cavalos de Cuntum, reduzir a pressão sobre a equipa que não vencia há duas jornadas. A 4a jornada iniciou na sexta-feira passada, com jogo entre os Portos de Bissau e os Balantas de Mansoa e o clube nortenha venceu por 2 a 1.

A passagem da quarta jornada da competição, Portos de Bissau continua sem vencer um jogo na prova e soma quarta derrota consecutiva.

Segue os resultados completo da quarta jornada e classificação:

Portos de Bissau 1 – Balantas de Mansoa 2

Benfica 0 –  Sporting 0

Cacine 0 –  Sonaco 0

Nhacra 0 – Binar 1

Bafata 1 – Pefine 0

Pelundo 1 – Canchungo 2

Bissorã 2 – UDIB 1

Cupelum 1  –  Cuntum 3

Após o cumprimento da quarta jornada, o Canchungo lidera a competição com 10 pontos, seguido pelo Benfica e Sporting, ambos com 8 pontos, o Sonaco e o Bafatá partilham o quarto lugar com 7 pontos. Enquanto o Bissorã e o Cuntum somam 6 pontos na tabela classificativa e o Pelundo e o Cacine partilham a oitava posição com 5 pontos.

Na décima posição estão um conjunto dos clubes, nomeadamente: o Cupelum, o Pefine, o Mansoa e o UDIB, todos com 4 pontos. O Binar, que venceu o seu primeiro jogo no último fim de semana, soma 3 pontos. No último lugar estão os Portos de Bissau com zero pontos.

No Campeonato da Segunda Divisão, a luta titânica instalou-se no topo da tabela. Ajuda Sport e Estrela Negra de Bissau partilham a liderança da série A com 09 pontos cada, enquanto a série B é liderada pela Hafia de Bafatá com 08 pontos.

Por: Alison Cabral

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *