X° Congresso do PAIGC: COMITÉ CENTRAL ORDENA A REPETIÇÃO DA ELEIÇÃO DE DELEGADOS E REMARCA CONGRESSO PARA 19 DE MARÇO

O Comité Central do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) remarcou para os dias 19 a 22 de março de 2022 a realização do décimo (X) Congresso Ordinário.

O Congresso deveria decorrer de 10 a 13 deste mês, em Bissau, mas foi adiado, devido a uma providência cautelar interposta pelo militante Bolom Conté contra o partido.

Na reunião extraordinária realizada na sexta-feira, 11 de março, os membros do Comité Central revogaram a deliberação nº1, da Iª Sessão Extraordinária do Comité Central, realizada a 04 de janeiro, que aprovou o Guião para realização das Assembleias de base, Conferências de Secção, Setor e Região, e, em consequência, ordenaram a repetição do processo de eleição dos delegados às diferentes Conferências e ao X° Congresso ordinário, com base nos preceitos estatutários.

Na deliberação, aquele órgão recomendou ao Coletivo de Advogados a apresentação da solução ora adotada pelo Tribunal Regional de Bissau, tendo em vista a resolução do conflito.

O Comité Central recomendou a renovação do mandato dos titulares das diferentes estruturas regionais e locais do partido, ou, não sendo o caso, confirmar a sua manutenção em funções em conformidade com o nº2, do artigo 123º dos estatutos do PAIGC.

Neste sentido, o Comité Central fixou para os dias 12, 13,14, 15 e 16 de março a realização das Assembleias de Base e Conferências de Secção, Setor e Região, instruindo as estruturas competentes para a imediata convocação pública das mesmas, por forma a assegurar a participação de todos os militantes interessados em participar no X Congresso.

Por fim, os membros desse órgão aprovaram uma Moção de pesar pelo falecimento de militantes do partido, nomeadamente, João Aurigema Cruz Pinto, Augusto Duanhe e Antónia Inácia Gomes, assim como aprovar uma moção de solidariedade para com os militantes e dirigentes da Diáspora que se deslocaram a Bissau para participar no X Congresso Ordinário do partido.

Refira-se que, até a presente data, manifestaram a intenção de candidatar-se ao cargo de Presidente do PAIGC, o atual porta-voz do partido, João Bernardo Vieira, os dirigentes Otávio Lopes, Mário Dias Sami e Martilene dos Santos.

O presidente cessante, Domingos Simões Pereira, não se pronunciou ainda se vai ou não concorrer a um terceiro mandato à frente do partido.

Por: Tiago Seide

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *