ACADEMIA VALUSA COLOCA TRÊS JOVENS PROMESSAS GUINEENSES NO GIL VICENTE

Três jovens promessas futebolistas guineenses, oriundos da Academia Valusa em Bissau vão jogar na equipa de formação do Gil Vicente de Portugal, graças a parceria entre a referida academia e a empresa de agenciamento de futebolistas, Delian Soccer Players Lda, com sede naquele país europeu.

Os jovens promessas nacionais foram seleccionados durante um torneio de prospecção realizado em 2021 pela empresa liderada pelo empresário guineense, Dário Daniel Gomes no Estádio Lino Correia em Bissau, com o objetivo de captar novos talentos para o futebol europeu, especialmente Portugal.

Trata-se do defesa direito, Mané Cissé, do extremo Saliu Sidibé Só e do avançado Adulai Djaló, que foram alguns dos atletas que mais impressionaram durante o torneio. A secção desportiva do Jornal O Democrata soube que os três jovens já se encontram em Portugal, tendo chegado à capital portuguesa na última sexta-feira. Os futebolistas foram recebidos no aeroporto pelo empresário Dário Daniel Gomes.

Em declaração à imprensa desportiva, após a cerimónia da tradicional despedida dos no campo da Guiné-Telecom no bairro militar, o diretor executivo da Academia Valusa, Valdumar Tchongo, mostrou-se satisfeito pela oportunidade que a empresa Delian Soccer Players Lda deu à sua academia de colocar mais três jogadores no futebol internacional.

“Quero agradecer ao empresário Dário pela oportunidade que deu à Academia Valusa. O nosso grupo gostaria e está desposto a voltar a trabalhar com a sua empresa, porque os nossos miúdos nunca decepcionaram e esperamos que este grupo vai fazer e garantir que Dário Daniel Gomes seja mais um parceiro da academia”, disse.

“O futebol da Guiné-Bissau está num bom caminho, por isso é importante juntarmos esforços e conhecimentos para que possamos ter infra-estruturas adequadas, porque os talentos não faltam”, salientou, apelando à Federação de Futebol e ao governo no sentido de criarem as infra-estruturas para os jovens.   

Segundo explicações de Tchongo, antes do final do mês de março, a Academia Valusa vai ter mais novidades sobre os seus jovens promessas para o mercado europeu, atingindo outros mercados além de Portugal, nomeadamente a França e a Alemanha.

Em nome dos colegas, o jovem Mané Cissé, começou por agradecer aos treinadores e aos responsáveis da academia, prometendo trabalhar mais e aplicar toda a sua capacidade para se singrar no futebol europeu no futuro. Cissé apelou aos antigos colegas a não desistirem, porque “dias melhores virão, por isso é importante que continuem a trabalhar em Bissau”.

Segundo de Valdumar Tchongo, a Academia Valusa hoje é uma instituição reconhecida pela Federação de Futebol da Guiné-Bissau (FFGB), através de um sistema de transferências internacionais de jogadores, designado (TMS), lançado pela FIFA, que permite aos clubes e às academias terem contrapartidas financeiras sobre transferências dos jogadores oriundos nas suas fileiras.

Além de reconhecimento nacional e internacional pelas entidades ligadas ao futebol, a academia está registada legalmente.

O Democrata apurou que, inicialmente, os três futebolistas deveriam transferir-se para Leixões, mas o clube atrasou-se no processo e o empresário teve que mudar para o Gil Vicente. Com o andamento do campeonato das equipas de formação, os três jovens guineenses vão passar por um período de observação no clube e no próximo ano vão jogar na equipa sub-23 do Gil Vicente.

Lançado em 2012 em Bissau, a Academia Valusa completou 10 anos de existência este ano. Foi criada por um grupo de jovens amantes do futebol que decidiu edificar, no Bairro Militar, um projeto da modalidade de futebol, baptizado com o nome Academia de Futebol Valusa.

Por: Alison Cabral

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *