Guines-Liga: SPORTING DERROTA CACINE E ASSUME A LIDERANÇA PROVISÓRIA DO CAMPEONATO 

O campeão nacional em título, Sporting Clube da Guiné-Bissau assumiu esta terça-feira a liderança provisória da Liga Guineense de futebol “Guines-Liga” ao vencer o Massaf de Cacine, por 1-0, em jogo da décima segunda jornada.

Na partida disputada no Estádio Lino Correia em Bissau, as duas formações proporcionaram ao público um bom nível de futebol e terminaram a primeira parte empatadas 0-0. 

Na segunda parte, com alterações promovidas por ambas as equipas, o clube leonino treinado por Pedro Dias teve mais sorte e acabou por marcar o único golo da partida por Ibra Malique Djabaté.

O avançado do Sporting beneficiou da defesa incompleta do guarda-redes de Cacine para colocar o esférico no fundo da baliza dando vantagem de 1-0 aos Leões da Guiné-Bissau aos 69 minutos, resultado com que terminaria a partida.

A vitória frente Massaf de Cacine, permitiu ao Sporting Clube da Guiné-Bissau ascender provisoriamente ao primeiro lugar com 27 pontos, mais três que o Sport Bissau e Benfica, que joga hoje frente a União Desportiva Internacional de Bissau (UDIB) para o fecho da jornada.

A décima segunda jornada ficou marcada com regresso às vitórias do Cupelum FC frente ao Flamengo de Pefine (1-à), quebrando um jejum de 10 jogos.

Na partida disputada no Estádio Lino Correia em Bissau, no último domingo, os rapazes orientados pelo técnico italiano Tino Pavone, tiveram mais sorte e levaram os três pontos para casa. Um golo da autoria de Aliu Indjai, conhecido entre amigos por “Benzema”, aos 42 minutos do desafio.

A equipa liderada por Abdu Mané, que não vencia desde a terceira jornada, conseguiu nesta jornada sacudir a pressão. Cupelum estava na crise dos resultados, o que resultou na saída do então treinador Seco Sar no mês passado.

Com a entrada em funções do novo treinador, o Cupelum FC em três jogos conseguiu somar 4 pontos na luta para garantir a manutenção na prova organizada pela Liga dos Clubes de Futebol.

Com este triunfo, o clube chega aos 8 pontos, enquanto o Flamengo de Pefine mantém-se com 13. Apesar da vitória, o Cupelum continua do fundo da tabela com 8 pontos, atrás do Binar FC e Arados de Nhacra que venceram os respetivos jogos nesta jornada.

Além do Flamengo de Pefine e o Cupelum FC, também foram realizados mais três jogos da décima segunda jornada no domingo.

Em Binar, a equipa local recebeu a visita dos Portos de Bissau e derrotou-os por 2 a 0, garantindo mais três pontos na luta pelos lugares cimeiros da competição. O encontro marcou a primeira derrota de Marcelo Mendonça no comando dos Portos de Bissau.

Os Arados de Nhacra viajaram a Bissorã e conseguiram três pontos importantes na luta para a manutenção na “Guines-Liga”. Nhacra venceu o Atlético Clube Bissorã quebrando assim a invencibilidade do clube.

Na região de Cacheu, concretamente na cidade de Canchungo, o clube local regressou às vitórias após vencer o Sporting de Bafatá por 3 a 1 no campo Saco Vaz, somando 26 pontos.

Na segunda-feira, os Hipopótamos de Sonaco receberam no seu recinto o FC Pelundo e vencendo-o por 2-0.

O FC Pelundo leva 7 derrotas na “Guines-Liga” e é a vice-lanterna vermelha com apenas 9 pontos.

Em Bissau, o FC Cuntum recebeu e venceu no Estádio Lino Correia Os Balantas de Mansoa por 3-0. Os três golos da partida que permitiram a vitória dos Cavalos de Cuntum foram marcados por Djiberson Sanha, Alfu Camará e Braima Injai (Joma).

Com esta vitória, o FC Cuntum soma 4 jornadas consecutivas sem perder na Guines-Liga e soma 18 pontos na tabela classificativa, enquanto Balantas de Mansoa continua com 11 pontos.

O jogo entre Benfica e UDIB, que estava marcado para segunda-feira, foi adiado para esta quarta-feira na sequência dos problemas da eletricidade no Estádio Lino Correia em Bissau.

Devido ao atraso no início da época desportiva, a Liga dos Clubes de Futebol calendariza os jogos do campeonato a meio e no final da semana.

Resultados completos dos jogos já realizados da décima jornada da Guines-Liga:

Binar FC 2 Portos de Bissau 0, 

FC Canchungo 3 Sp.Bafatá 1, 

Sporting CGB 1 Massaf Cacine 0, 

F.Pefine 0 Cupelum FC 1, 

Atl.Bissorã 0 Arados de Nhacra 4, 

FC Sonaco 3 FC Pelundo 0, 

FC Cuntum 3 B. Mansoa 0

Por: Alison Cabral 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *