A Comissão Organizadora do Congresso da União Nacional dos Trabalhadores da Guiné – Central Sindical (UNTG-CS) agendou o seu quinto (5º) Congresso ordinário para os dias 9 a 12 de maio próximo. O anúncio foi feito esta terça-feira, 19 de abril de 2022, pelo presidente da Comissão, José Alves Té, durante uma conferência de imprensa.
Alves Té explicou que os interessados a concorrer ao cargo de Secretário-Geral da maior central sindical do país podem depositar as suas candidaturas na secretaria da organização, de 20 a 28 de abril em curso.
O presidente da Comissão realçou que, de entre os documentos exigidos, consta uma declaração na qual o pretende candidato declara não integrar nenhum órgão de uma formação política.
“Uma coisa é ter filiação partidária e outra é organização sindical. E é preciso separar as duas coisas para que cada um possa fazer o seu trabalho normal”, esclareceu e disse que a Comissão não vai impedir ninguém de ser militante de uma formação política na Guiné-Bissau, mas advertiu que quem quiser assumir o cargo do Secretário-geral da União Nacional dos Trabalhadores da Guiné deve estar comprometido com os problemas sindicais.
“Não será de bom senso essa pessoa ser dirigente de um partido político, para evitar acusações proferidas no passado em como responsáveis sindicais pertencem às formações políticas”.
Segundo José Alves Té, o Congresso contará com a participação de 251 delegados, dos quais 151 são do Conselho Central da UNTG.
Por: Aguinaldo Ampa
Foto: A.A