Educação: FRENTE COMUM AMEAÇA ENTREGAR PRÉ-AVISO DE GREVE EM MAIO

A Frente Nacional de Professores e Educadores (Frente Comum) ameaçou esta terça-feira, 26 de abril de 2022, entregar ao governo um pré-aviso de greve no dia 10 do mês de maio, caso não haja pagamento de salários aos novos ingressos colocados no ano letivo 2021/2022.

Em conferência de imprensa, Seni Djassi, porta-voz da Frente Comum, revelou que os novos ingressos estão há sete meses sem salários. Outra exigência tem a ver com o cumprimento da implementação do estatuto da cadeira docente, reposição do dinheiro da carga horária subtraído aos professores e o pagamento das dívidas em atraso.

“Se até 10 de maio o governo não reagir, a Frente Comum entregará um pré-aviso de governo no dia 11 de maio”, referiu e disse que os professores novos ingresso colocados no interior do país estão numa situação deplorável, tendo alertado que pondera, para além de greve, avançar com manifestações pacíficas e vigílias.

Seni Djassi criticou o processo de recenseamento na Função Pública e considerou o processo “estranho”.

“Se fosse um trabalho transparente e de boa-fé que visasse conhecer o número exato de funcionários públicos em ativo, a União Nacional dos Trabalhadores da Guiné- Central Sindical (UNTG-CS) deveria ser convidada para acompanhar e fiscalizar o processo.

Por: Carolina Djemé

Foto: CD       

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *