[SEMANA 17_2022] O jovem guarda-redes do FC Sonaco, Abdul Azis Baldé, foi jogador de maior destaque da primeira volta do campeonato nacional de futebol da Guiné-Bissau “Guines-Liga” da presente época desportiva, 2021-2022, atendendo às suas exibições na competição.
Azis Baldé, de nacionalidade senegalesa, que começou a época no banco de suplentes do Sonaco, contribuiu bastante para o clube do leste do país conseguir somar 15 pontos na tabela classificativa, nos últimos 7 jogos da Guines-Liga, tornando inviolável a sua baliza nos últimos sete jogos, a 630 minutos. Segundo as estatísticas, as equipas que não conseguiram marcar ao guardião um golo foram: Cupelum FC, Benfica, Arados de Nhacra, FC Pelundo, Balantas de Mansoa, Sporting e Portos de Bissau.
Com apenas 22 anos de idade, o guardião senegalês mostra-se determinado em ajudar o clube a conquistar o presente campeonato e vencer o prémio de melhor guarda-redes da prova.
BIOGRAFIA
Abdul Azis Baldé, nasceu no Senegal, país vizinho da Guiné-Bissau, no dia 04 de abril de 2000. Muito cedo mostrou a sua paixão pelo futebol no seu país natal. Devido a paixão pela modalidade, o jovem senegalês começou a destacar-se junto dos colegas de infância no Senegal. Embora nunca tenha jogado no campeonato da primeira divisão no Senegal, Azis Baldé competiu nas provas locais organizadas na época da busca dos novos talentos.
Após vários anos a jogar no seu país natal, Baldé decidiu dar novo rumo à carreira como guarda-redes e abraçou o projeto da direção executiva do FC Sonaco na época 2020-2021. Cumpre agora a segunda época consecutiva a jogar no clube do leste do país.
Baldé que tem como ídolo o outro guardião com ligação à Guiné-Bissau, Edouard Mendy, jogador do Chelsea da Inglaterra e diz que está disponível para jogar pela seleção nacional de futebol caso seja chamado pelo selecionador, Baciro Candé.
Por: Alison Cabral