[SEMANA S21_2022] O atleta guineense de luta livre, M’Bundé Cumba M’Bali, faturou a terceira medalha de ouro no Campeonato Africano da modalidade em Marrocos, no último domingo, ao bater no final do combate que decorreu na cidade El Jadida, o lutador argelino, Chouaib Abderrahmane Sahraoui por 3-1. Cumba M’Bali, da categoria de 65 kg, repetiu os feitos alcançado em 2019, na Tunísia e em 2020, na Argélia. Com o feito do último domingo, tornou-se tricampeão africano de luta na sua categoria, erguendo alto mais uma vez a bandeira da Guiné-Bissau.
M’Bali, que venceu os três títulos da sua categoria, é um dos três atletas nacionais que fizeram o país conquistar duas medalhas de ouro e uma de bronze no último Campeonato Africano de Luta. Mais uma vez M’Bundé Cumba M’Bali voltou a escrever o seu nome na história.
BIOGRAFIA
M’Bundé Cumba M’Bali nasceu no dia 25 de abril de 1991, no setor de Nhacra Teda, secção de Nhoma, região de Oio. Começou a praticar a luta tradicional na sua tabanca com tenra idade. Em 2014 foi o grande vencedor da VIª edição Nacional de Luta Tradicional realizada em Bafatá, na categoria de 66 kg.
Depois de conquistar a prova, Cumba M’Bali foi contemplado com uma bolsa de solidariedade olímpica para o centro de alto rendimento em El Jadida/Marrocos. O atleta venceu a sua primeira medalha de bronze em 2016, no Egito, na categoria de 65 kg, na sua estreia nas competições internacionais.
Em 2020 esteve no Campeonato do Mundo na Sérvia, onde ficou em décimo lugar do ranking mundial da mesma categoria. O tricampeão africano já tem três medalhas de ouro, uma de prata e três de bronze.
Por: Alison Cabral