Andebol: CAMPEONATO NACIONAL DA CATEGORIA DE BASE ARRANCA NO DIA 18 DE JUNHO

O Campeonato Nacional de Andebol da Guiné-Bissau, nas categorias Juvenil e Júnior masculinos e femininos arranca no dia 18 de Junho a nível do setor autónimo de Bissau e no dia 24 no interior do país, anunciou o presidente da Federação de Andebol do país (FAGB), Quecuta Indjai.

Segundo explicações de Indjai, estão abertas as inscrições das equipas desde 03 de junho e terminam no dia 10, após a última assembleia extraordinária do órgão, que culminará na realização do sorteio no dia 11.

Indjai, que falava na terça-feira, 07 de Junho de 2022, numa entrevista concedida à secção desportiva do Jornal O Democrata, com o objetivo de abordar assuntos relacionados com o início da época nesta modalidade, revelou que o campeonato será realizado em formato de zonas e a final será realizada em jogos de playoff nacional para se conhecer o vencedor.

“Esperamos que seja uma boa época desportiva de Andebol, como no ano passado, que foi uma época muito boa a nível da competitividade e que foi muito forte, com o aumento das equipas e com a participação de algumas instituições escolares de Andebol”, disse.

Na ocasião, o líder federativo lamentou o atraso relativamente ao início do campeonato nacional da modalidade, devido à liberação tardia de fundos às quatro federações, Luta, Atletismo, Andebol e Voleibol, pelo governo, para captação de novos talentos para a época 2021-2022, no âmbito do plano estratégico para o desenvolvimento do desporto.

“Foi assinado desde dezembro de 2021 um programa de trabalho com o executivo, foram selecionadas quatro federações, entre os quais a nossa e foi estipulado um montante de 12 milhões de francos CFA com linhas definidas de ações que vamos desenvolver, mas até agora não recebemos nada e ficamos a perder tempo, porque já realizámos várias atividades sem o apoio do governo”, explicou Indjai.

Questionado onde a FAGB irá buscar fundos para organizar as competições do campeonato dos juvenis e júniores, uma vez que o executivo não disponibilizou os fundos que prometera, Indjai revelou que o órgão tem recebido apoios do Comité Olímpico Nacional e a direção já enviou uma carta à instituição no sentido de solicitar apoio financeiro.

Indjai acrescentou que além de apoio financeiro do Comité Olímpico da Guiné-Bissau, os membros da direção executiva da FAGB subvencionaram algumas despesas durante a competição.

Em relação a categoria sénior de Andebol, Indjai assegurou que a FAGB perspetiva a realização de um torneio nesta camada, embora não tenha precisado uma data para o seu início.

Segundo explicações, o campeonato da província leste e sul será realizado em Gabú, o do norte será em Canchungo e o do setor autónomo será no polivalente da escola de Educação Física e Desportos (ENEFD).

No país existem várias federações de diferentes modalidades desportivas, mas enfrentam enormes dificuldades financeiras para realizarem as suas atividades e participar nas competições internacionais. Nos últimos anos, a Federação de Futebol quase foi o único órgão que recebeu apoios do executivo.

Por: Alison Cabral

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *