
Bissau, 23 de Junho 2022 – Nesta data, comemora-se o dia de todas as aldeias de crianças SOS no mundo. Esta data é marcada pelo aniversário do fundador da organização, Hermann Gmeiner. Graças a ele milhares de crianças sem cuidados parentais pelo mundo puderam crescer num seio familiar e seguro, onde todos os seus direitos foram respeitados. Hoje, o seu legado vive e está mais forte do que nunca, garantindo cuidados alternativos, fortalecimento familiar, escolas e programas comunitários em 136 países e territórios.
A primeira aldeia foi fundada em Tyrol, na Áustria em 1949. Gmeiner estava comprometido em ajudar crianças órfãs vítimas da Guerra Mundial, construindo lares familiares e comunidades de apoio. Isto foi possível com a generosa contribuição de doadores, amigos e parceiros que se juntaram à visão e missão de Hermann para garantir vidas melhoras às crianças sem famílias aos longo das décadas.
Por isso, acreditamos que é fácil fazer o bem quando todos ajudam!
A 21 de maio de 1994, a fundação chegou à Guiné-Bissau, abrindo as suas portas para 59 crianças por um ano experimental. A Aldeia de Bissau foi oficialmente inaugurada a 2 de junho de 1995 com 110 crianças no total.
Até hoje, mais de 400 crianças passaram pelas 3 aldeias existentes em Bissau, Canchungo e Gabú. Muitas mais crianças e jovens passaram por todas as instituições das Aldeias, nomeadamente, jardins escolares, escolas básicas, um liceu politécnico, um lar de jovens e um centro de formação profissional.
Na Guiné, a Aldeias de Crianças SOS intervém também nas comunidades com programas de fortalecimento familiar, empoderamento de mulheres e emprego jovem. Todos estes programas atingem até 22.000 beneficiários no país. Pretendemos continuar a expandir os nossos cuidados para mais crianças, contando sempre com o incansável apoio dos nossos colaboradores, doadores e parceiros. Ajude-nos a manter o sonho de Hermann Gmeiner vivo!