
O campeão em título, Sporting Clube da Guiné-Bissau, deslocou-se ao sul esta quinta-feira e foi derrotado pelo Massaf de Cacine por 2 a 1, em jogo da 27ª jornada do Campeonato Nacional de Futebol da primeira divisão – “Guines-Liga”.
Segundo relatos da imprensa local, foi uma partida de futebol muito equilibrada durante os 90 minutos regulamentares entre as duas formações que têm objetivos diferentes, uma vez que a equipa leonina luta pelo título e o Cacine procura pontos para a sua manutenção na Guines-Liga.
Cacine, que empatou (1-1) no último fim de semana em Bissau frente ao FC Cuntum, levou a melhor frente ao Sporting Clube da Guiné-Bissau, subtraindo-lhe três importantes pontos.
Cacine está no meio da tabela classificativa, mas tem feito vida cara aos “grandes clubes” de Bissau e do interior do país.
Com o triunfo frente à equipa orientada por Pedro Dias, o clube do sul do país tem agora 30 pontos, ocupando o décimo primeiro lugar, embora tenha iguais pontos que os Portos de Bissau.
O campeão em título, Sporting mantém 52 pontos na tabela e perdeu a liderança para o seu eterno rival, Sport Bissau e Benfica. Embora tenha um jogo em atraso com o Sporting Clube Bafatá, referente à 24ª ronda.
O Benfica de Bissau derrotou por 3 a 1 a União Desportiva Internacional de Bissau (UDIB), na partida de encerramento da jornada.
Com muito público nas bancadas do Estádio Lino Correia em Bissau, o Benfica marcou três golos por intermédio de Tiago Belmiro, Ericsson da Silva e Trawaré Sory. O único tento da UDIB foi apontado por Edipedro Lopes, no tempo extra do desafio.
Com este triunfo, as águias regressaram às vitórias na Guines-Liga, após um empate, no último fim de semana, frente ao FC Canchungo. O clube tem agora 55 pontos, assumindo o primeiro lugar da tabela classificativa, enquanto a UDIB ocupa a sétima posição com 36.
Nos restantes dois jogos do encerramento da jornada, o aflito Cupelum FC empatou frente ao Flamengo de Pefine, por um golo.
A partida entre as duas formações foi muito equilibrada e sem golos na primeira parte. A segunda parte começou melhor para o Flamengo de Pefine, que abriu o ativo aos 72 minutos por Rachid Bamora. Mas num erro na defensiva do Pefine, o Cupelum empatou o jogo na transformação de uma grande penalidade por Nsinadji Camará, aos 86 minutos
Com este empate, o Cupelum FC chega aos 25 pontos na tabela, ao passo que o Flamengo de Pefine tem 27.
Em Nhacra, a equipa local recebeu e derrotou o Atlético Clube de Bissorã por 2 a 1. Os Arados de Nhacra conseguiram uma importante vitória na luta pela manutenção na competição.
A presente temporada da Guines-Liga está na fase final, mas continua muito equilibrada, onde vários clubes lutam pela manutenção.
Resultados completos 27ª jornada:
Portos de Bissau 3- Binar 2,
Bafatá 5 – Canchungo 0,
Pelundo 2 – Sonaco 0,
Mansoa 0 – Cuntum 0,
Cupelum 1 – Pefine 1,
Benfica 3 – UDIB 1,
Cacine 2 – Sporting 1,
Nhacra 2 – Bissorã 1

Classificação:
1 – Benfica com 55 pt,
2- Sporting com 52 pt, menos um jogo
3 – Canchungo com 47 pt,
4 – Sonaco com 42 pt,
5 – Cuntum com 41 pt,
6- Mansoa com com 40 pt,
7- UDIB com 36 pt,
8- Pelundo com 35 pt,
9- Bissorã com 32 pt,
10- Cacine com 30 pt,
11- Portos de Bissau com 30 pt,
12- Bafatá com 29 pt, menos um jogo
13- Binar com 28 pt,
14- Pefine com 27 pt,
15- Nhacra com 27 pt,
16- Cupelum com 25 pt
Por: Alison Cabral