
O Ministério das Finanças denunciou uma suposta tentativa de uso do logotipo e da imagem do ministério por parte de indivíduos não identificados para burlar cidadãos de que há uma oferta financeira no Ministério para as pequenas e médias empresas e os empreendedores que pretendem reativar as suas atividades económicas.
A denúncia foi feita nesta terça-feira, 28 de junho de 2022, pelo Assessor de Imprensa do ministro das Finanças, Bacar Camará, que negou a informação posta a circular no Facebook, e que não vincula em nenhuma circunstância o Ministério das Finanças.
Bacar Camará explicou que a imagem do Mistério das Finanças havia sido utilizada em maio de 2021, por um perfil falso na internet, através da página do Facebook, tendo ameaçado intentar uma queixa crime, caso os autores desse ato forem descobertos.
Camará disse que soube dessa segunda tentativa, através do Chefe de redação da Rádio Sol Mansi, que lhe pediu mais detalhes sobre a informação veiculada numa página no Facebook.
Neste sentido, apelou aos empreendores a procurarem sempre os canais oficiais do Ministério das Finanças, através nos escritórios ds instituição ou através das páginas oficiais na internet, para obterem informações fidedignas sobre qualquer assunto ou oferta antes de investir os seus capitais.
Por outro lado, o Diretor Geral de Serviços Informáticos, Mamudu Iaia Bari, afirmou que o Ministério está sendo vítima de crime cibernético, lamentou que a legislação guineense não considere ainda como um crime essa prática, adiantando que têm outro recurso para responsabilizar os autores das páginas falsificadas no Facebook.
Mamudu Iaia Bari assegurou que o Ministério tem a sua página no Facebook acessada e controlada, através de site oficial da instituição e, tudo que é publicado no Facebook tem a origem no site oficial.
Por: Djamila da Silva
Foto: D. S