O Sporting Clube da Guiné-Bissau(SCGB) derrotou o FC Sonaco por 2 a 1 e adiou a decisão do Campeonato Nacional de futebol da primeira divisão da Guiné-Bissau- “Guines-Liga” para a última jornada.
Em partida da 29.ª jornada da competição realizada no Estádio Lino Correia em Bissau, a equipa não desarmou na luta pelo título da presente temporada e levou de vencida o clube de leste, que tem sido até aqui uma das equipas sensações.
Perante um adversário que tirou pontos aos clubes tidos por grandes da prova, o atual campeão em título sentiu enormes dificuldades na primeira parte do desafio, terminando os primeiros 45 minutos sem golos.
Sabendo que, em caso da derrota frente ao Sonaco, o seu eterno rival, o Sport Bissau e Benfica, vai ganhar a Guines-Liga no sofá, o Sporting intensificou o ataque em busca de inaugurar o marcador, mas sem sucesso.
A equipa liderada por Pedro Dias teve soberana oportunidade de abrir ativo aos 60 minutos, através de Moutinho, mas fez uma perdida incrível que deixou os adeptos, o banco dos suplentes e os dirigentes do clube em nervosismo total.
Malam Indjai (Moutinho) tinha a baliza escancarada para inaugurar o marcador de uma forma escandalosa. Mas foi inacreditável essa perda de Moutinho.
Quem não marca sofre. Após a perdida de Moutinho, o Sonaco inaugurou o marcador aos 61 minutos, por intermédio de Alfú Camala, dando vantagem ao clube de leste.
Nos minutos finais da partida, o Sporting fez mudanças no plantel e conseguiu fazer dois golos que o permitiu dar uma reviravolta no marcador. Aos 85 minutos, o defesa central, Camará, restabeleceu a igualdade no marcador, dando esperança ao clube.
Volvido um minuto, o Sporting aumentou a vantagem, graças ao fabuloso tento apontado por Jhon Tcharles Mendy, que apanhou a barra defensiva do Sonaco desconcentrada para dilatar a vantagem para 2-1, até ao apito final do encontro.
Com este resultado, o Sporting continua na segunda posição com 58 pontos, ao passo que o Sonaco mantém-se com 43 pontos na tabela classificativa e a Guines-Liga só vai ser decidida agora na última jornada, já que as duas equipas, Benfica e Sporting, estão separadas por apenas três pontos.
As Águias de Bissau, depois da vitória 3-0 frente ao Binar FC, somam 61 e em caso da vitória no próximo e último jogo da prova, será campeão nacional.
As Águias estão condenadas a não perder na última jornada e o Sporting, para complicar a festa dos encarnados, terá de vencer o seu último jogo e esperar que o azar perturbe o Benfica.
Nos restantes jogos desta jornada, o Cupelum FC deslocou-se ao sul da Guiné-Bissau e foi derrotado pelo Massaf de Cacine por 2 a 0, segundo os relatos da imprensa local.
Com este resultado, o Cupelum FC está praticamente na segunda divisão, embora estejamos a uma jornada do fecho da prova previsto para este fim de semana.
O Cupelum FC, que disputa o campeonato nacional da primeira divisão pela primeira vez, tem tido enormes dificuldades para conseguir somar pontos em quase todos os jogos. Uma situação que terá levado à mudança da equipa técnica.
Em Bissau, os Portos de Bissau venceram o Atlético Clube de Bissorã por 2-1, no jogo da penúltima rodada. Feitas as contas, os Portos de Bissau somam 36 pontos na classificação, enquanto o Atlético Clube de Bissorã continua com 32.
Na região de Cacheu, o FC de Canchungo recebeu e empatou no seu reduto a 1 bola frente à União Desportiva Internacional de Bissau (UDIB). Foi uma partida mais para cumprir calendário, porque as duas formações já garantiram a manutenção. Os Lobos de Canchungo estão a ocupar a terceira posição na tabela com 51 pontos, enquanto a UDIB está na sétima posição com 38 pontos.
O jogo entre o Sporting Clube de Bafatá e o FC Cuntum foi adiado na sequência da morte do ex-jogador e dirigente dos Cavalos Brancos, Nelson Buntché, no hospital Militar Principal em Bissau.
A penúltima jornada iniciou na quarta-feira com a realização de três jogos.
O Sport Bissau e Benfica venceu o Binar FC no Lino Correia. Com esta derrota frente ao Benfica, o Binar FC, que continua numa situação crítica na tabela, mantém-se na décima posição com 31 pontos.
Em Pelundo, o Flamengo de Pefine conseguiu uma importante vitória na luta pela manutenção na prova, vencendo por 1 a 0, somando agora 30 pontos na tabela e o Pelundo mantém-se com 35 pontos.
No norte do país, os Arados de Nhacra complicaram a sua permanência na prova, após a derrota frente aos Balantas de Mansoa por 3 a 0. Nhacra mantém-se com 27 pontos na tabela e vai lutar na última jornada para garantir a permanência na prova.
Por: Alison Cabral