
A Associação dos Treinadores de Futebol da Guiné-Bissau anunciou o início de uma campanha de recenseamento geral dos seus associados, em todo o território nacional, durante o mês em curso. A iniciativa visa criar um banco de dados de treinadores.
A informação foi transmitida esta terça-feira, 12 de julho, pelo presidente da associação dos técnicos nacionais, Herculano Cubaba, em entrevista à secção desportiva do Jornal O Democrata.
“Vamos, entre julho e setembro de 2022, recensear todos os treinadores de futebol em todo o território nacional para dispor do número exato dos associados. A iniciativa vai ainda permitir à associação saber quem são os técnicos que estão em ativo, os desempregados, e novos ingressos na carreira”, disse.
Assegurou que em 90 dias, a direção da associação conta finalizar o trabalho e a partir daí desenhar um plano de atividade de quatro anos.
Reeleito para um terceiro mandato à frente da Associação nacional dos Treinadores de Futebol no final do mês de passado, Cubaba elegeu como uma das suas principais prioridades, a formação dos associados e trabalhar para melhorar condições laborais dos treinadores.
Herculano Cubaba anunciou que a sua direção pretende concluir o curso de licença D para dois grupos dos treinadores nacionais até ao final do mês de agosto próximo, apoiado pela Federação de Futebol da Guiné-Bissau (FFGB).
“Queremos que todos os treinadores obtenham a licença D nas provas oficiais de futebol. Estamos a trabalhar nesta matéria e esperamos que nossa intenção seja validada na próxima assembleia extraordinária da FFGB que se realizará em setembro deste ano”, disse.
Além da conclusão desta formação destinada a 70 treinadores, vamos propor a realização de outra formação para a licença C, embora os formandos devam ter uma autorização prévia da Confederação Africana de Futebol (CAF), tendo em conta o pedido de inscrição que fez para ter acesso a essa formação.
Herculano Cubaba frisou que, antes do início oficial da época desportiva, a associação dos treinadores vai exigir a cada treinador uma cópia do seu contrato para homologação, para evitar erros do passado que resultaram em incumprimento de alguns contratos assinados com os clubes.
Em relação à situação laboral, o líder dos treinadores revelou que a partir da próxima época desportiva – 2022-2023, a organização vai propor aos clubes da primeira divisão um salário mínimo de 30 mil francos mensais aos técnicos locais.
“Os clubes ainda não têm conhecimento desta intenção da associação, mas já foi transmitida aos associados”, disse.
Em entrevista ao repórter de O Democrata, Cubaba abordou vários assuntos da atualidade do futebol nacional, com destaque à progressão do treinador guineense, Anaxímenes Pereira, na Turquia. Pereira foi oficializado recentemente novo preparador físico do Eyüpspor da Turquia, tendo assinado um contrato de um ano e meio com o clube que milita na segunda divisão do campeonato turco.
Instado a pronunciar-se sobre a carreira de Pereira, Herculano Cubaba disse esperar que futuramente Pereira possa partilhar o seu conhecimento com os técnicos locais e ajudar a associação a conseguir parcerias no domínio da formação, na Turquia.
De salientar que Cubaba chegou à presidência da Associação em 2013 e foi reeleito para segundo mandato em junho de 2018. No passado dia 25 junho deste ano foi novamente eleito para um terceiro mandato. O processo eleitoral decorreu no Estádio Nacional 24 de Setembro e obteve 26 votos dos 27 treinadores presentes na votação.
Como treinador, trabalhou na equipa feminina do Sporting Clube da Guiné-Bissau, tendo vencido dois campeonatos nacionais. Treinou a equipa feminina do FC Danfa. No Mavegro também venceu um campeonato nacional. Trabalhou ainda na equipa de Ingoré e Bula.
Por: Alison Cabral
Foto: AC