Guines-Liga: BENFICA SAGRA-SE CAMPEÃO NACIONAL PELA 13.ª VEZ 

O Sport Bissau e Benfica sagrou-se hoje, 13 de julho de 2022, campeão nacional em futebol, pela 13ª vez, na Guines-Liga da época 2021-2022.

Na partida da 30ª e última jornada da prova, os Águias de Bissau, que precisavam apenas de um ponto, empataram a zero bolas com o FC Cuntum no Estádio Lino Correia em Bissau repleto de centenas de adeptos, na sua maioria adeptos benfiquistas.

Em caso da derrota frente aos Cavalos Brancos de Cuntum o Benfica perderia o título a favor do Sporting Clube da Guiné-Bissau, o seu eterno rival de Bissau que venceu em Binar a equipa local por expressivo 3 a 0 nesta jornada.

Foi uma partida de futebol bem disputada, onde a equipa de Cuntum montou um esquema defensivo eficaz que não permitia o Benfica penetrar sua área, embora os Águias tivesse dominado  posse de bola.

Aos 23 minutos, o Cuntum teve oportunidade de fazer golo para abrir o marcador, mas o seu avançado Sadjo Mané não soube aproveitar a oportunidade, que podia colocar o título em discussão, uma vez que o Sporting estava a vencer em Binar.

Apesar da persistência do FC Cuntum, o Benfica não baixou os braços e conseguiu controlar a bola durante todo o jogo.  Ao minuto 88 do jogo esteve perto de fazer golo, mas a infelicidade bateu à porta do Albertine dos Santos e desperdiçou a única chance que teve no encontro. 

Na segunda parte, a atuação do juiz e os seus assistentes foi fortemente criticada pela equipa técnica de Cuntum por não ter assinalado alguns lances.

Os águias terminaram o campeonato com 62 pontos na classificação da Guines-Liga e seguido pelo Sporting Clube da Guiné-Bissau com 61.  

O Benfica volta aos títulos nacionais, depois de na época anterior a equipa leonina ter conquistado o título, vencendo o Benfica na última jornada no Estádio Nacional 24 de Setembro, em Bissau.

Os Águias têm agora 13 títulos da Guines-Liga contra os 14 do Sporting que mais títulos no país.

Eleito presidente do Benfica de Bissau em 2019 para um mandato de cinco anos, Wilson Pereira Batista conquistou o seu primeiro título como presidente do clube.

Em declarações ao Jornal O Democrata, no final do jogo, Pereira Batista, exprimiu satisfação e afirmou que o Benfica foi um justo vencedor da Guines-Liga.

“O Benfica venceu o campeonato porque merecia. Por tudo o que se passou na prova, é o justo vencedor”, afirmou.

Por sua vez, Bentem Culubali, técnico dos encarnados, realçou o desempenho dos seus jogadores e reconheceu que o jogo da última jornada com o FC Cuntum foi difícil. 

Culubali, que assumiu a equipa no mês passado, após a demissão do então técnico João Natchigna do cargo, afirmou que Benfica foi uma equipa mais regular durante o campeonato e dedicou a conquista à sua família e um dirigente do clube que está doente neste momento.

Presente no recinto, o presidente da Liga Guineense dos Clubes de Futebol (LGCF) parabenizou o vencedor da Guines-Liga e considerou «positiva» a época desportiva.

Após o jogo, o novo campeão nacional, Benfica, recebeu o troféu no estádio perante os seus adeptos, que foi entregue pelo Diretor-geral dos Desportos, Alberto Dias, que realçou a conquista do campeonato pelo Benfica e mostrou-se contente com a presença do público nas bancadas.

A prova foi organizada pela LGCF, depois de um acordo de três anos que  rubricou com a Federação de Futebol da Guiné-Bissau (FFGB) realizar  campeonatos da primeira e segunda divisão. 

A prova ficou marcada com o caso de Yuyu Azevedo, jogador do Benfica. O avançado guineense foi suspenso de todas as atividades desportivas oficiais da Guiné-Bissau, por ter assinados nesta temporada dois contratos válidos no período (com Benfica e com Sporting).

Os Arados de Nhacra e o FC Cupelum vão descer de divisão.

Na prova feminina, a equipa de Fidjus de Bidera ” Mavegro” é a campeã nacional em futebol.

Falta conhecer o campeão da segunda divisão da Guiné-Bissau.

Por: Alison Cabral

Foto: AC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *