Futebol: SÃO DOMINGOS É CAMPEÃO NACIONAL DA SEGUNDA LIGA 

O clube dos Tigres de São Domingos é o novo campeão nacional do segundo escalão do futebol da Guiné-Bissau da presente época desportiva – 2021/2022, organizada pela Liga Guineense dos Clubes de Futebol (LGCF).

A equipa nortenha derrotou  na quarta-feira, 20 de julho de 2022, o Clube Desportivo e Recreativo de Gabú por (1-0), no Estádio Lino Correia, em Bissau, na grande final entre os campeões das séries A e B. 

A partida de futebol disputada entre as duas formações campeãs nas respetivas séries foi assistida por um número considerável de adeptos de ambas as equipas.

O clube do leste entrou melhor na partida, assumindo o jogo e teve várias oportunidades para abrir o marcador. A passagem da meia hora, o jogo equilibrou-se e os Tigres de São Domingos subiram de rendimento à procura do seu objetivo, criando dificuldades à defensiva de Gabú. 

Na parte final da primeira parte, São Domingos criou algumas ocasiões de golo, mas o jogo acabou empatado nos primeiros 45 minutos a zero golos.

Na segunda parte, o São Domingos esteve superior em relação ao seu adversário. A equipa mostrou-se melhor fisicamente, criando enormes dificuldades ao Clube Desportivo e Recreativo de Gabú. 

O extremo do clube nortenho, Mamadú Sané (Sadio Mané), criou várias ocasiões e lances para os seus companheiros fazerem golos, mas o guardião de Gabú esteve sempre bem atento e não permitiu que a baliza à sua guarda fosse violada tão cedo.

Graças à sua superioridade na partida, São Domingos conseguiu marcar o único tento da partida aos 85 minutos por intermédio de Mamadú Sané (Sadio Mané), após assistência do seu colega na esquerda. Depois do golo que viria a ser decisivo, o clube reagiu, mas era tarde e o adversário assegurou o jogo até ao final da partida.

Com esta vitória, os Tigres de São Domingos são os campeões nacionais da segunda divisão de futebol da Guiné Bissau. A partida ficou marcada pela expulsão do adjunto treinador do Desportivo de Gabú, Seco Djau,  na sequência de protestos à arbitragem do jogo. 

No final da partida, o treinador de São Domingos, Noar António dos Santos, estava satisfeito pelo triunfo e afirmou que o clube foi justo campeão nacional. Na sua curta declaração, Dos Santos dedicou a vitória a todas as mulheres do setor de São Domingos.

A equipa nortenha, que há vários anos luta para regressar ao Campeonato Nacional da primeira divisão, conseguiu ser campeão na sua série, há quatro jornadas do fim do campeonato.

O jogo entre as duas formações foi assistido por vários dirigentes desportivos, entre os quais o presidente da Federação de Futebol do país (FFGB), Carlos Mendes Teixeira “Caíto” e o presidente da Liga Guineense dos Clubes de Futebol (LGCF), Dembo Sissé. Na sua curta declaração, Carlos Mendes Teixeira “Caíto”, realçou o trabalho realizado pelo LGCF na organização da prova. 

Embora a organização (LGCF) tenha sido criticada, Mendes Teixeira desvalorizou as criticas e prometeu que a instituição desportiva vai organizar a prova na próxima época.

Recorde-se que as duas formações vão disputar o Campeonato Nacional da primeira divisão – Guines-Liga na época -2022/2023. 

O Sport Bissau e Benfica sagrou-se, na semana passada, o campeão nacional em futebol da primeira divisão, pela 13ª vez, na Guines-Liga da época 2021-2022.

Os Arados de Nhacra e o FC Cupelum desceram de divisão esta época e vão disputar a segunda liga de futebol na próxima época.

Na prova feminina, a equipa de Fidjus de Bidera ” Mavegro” é a campeã nacional em futebol. Falta conhecer o campeão da Taça da Guiné-Bissau.

Por: Alison Cabral

Foto: AC

Enviado do

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *