
A seleção de futebol local da Guiné-Bissau venceu sua congénere da Gâmbia, por 5 a 4, na partida realizada em Marrocos, ontem, 26 de julho de 2022, e apurou-se para a segunda ronda da fase da qualificação para o Campeonato Africano de Nações (CHAN), que se realiza em janeiro de 2023, na Argélia.
Os pupilos orientados por Emiliano Té venceram os gambianos na marcação das grandes penalidades por 5 a 4, no segundo jogo da primeira fase da qualificação reservada para os jogadores que atuam no continente africano.
A seleção gambiana, que venceu a seleção nacional no último sábado por 1 a 0 , foi superada na terça-feira pela Guiné-Bissau pelo mesmo resultado, que levou as duas equipas à marcação das grandes penalidades.
Segundo relatos do gabinete da comunicação da Federação de Futebol da Guiné-Bissau (FFGB), o golo da turma nacional foi apontado por intermédio de Botche Candé.
Sem a presença dos jornalistas nacionais, os guineenses conseguiram acompanhar o jogo da seleção local através da página oficial da FFGB no Facebook.
Segundo constatou a secção a desportiva do Jornal O Democrata, foi uma partida muito equilibrada, mas ainda assim a Guiné-Bissau conseguiu fazer o golo que lhe permitiu igualar a eliminatória, em partida realizada em Marrocos na sequência da interdição dos estádios de ambos os países pela Confederação Africana de Futebol (CAF).
Na segunda fase da prova que vai dar acesso à competição, a Guiné-Bissau terá como adversária a Mauritânia.
O CHAN, Campeonato das Nações Africanas, é um torneio bienal de futebol organizado pela Confederação de Futebol Africano (CAF) exclusivamente para os jogadores que disputam respetivos campeonatos nacionais.
A 7ª edição do CHAN será realizada na Argélia, em janeiro de 2023. O torneio tinha sido inicialmente agendado para julho e agosto deste ano, mas a CAF remarcou-o para 2023, na sequência do adiamento da última edição do CAN devido à pandemia da Covid-19.
Por: Alison Cabral